Como configurar o Squid no pfSense?
Como configurar o Squid no pfSense?
Acesse o menu do Sistema Pfsense e selecione a opção de gerenciador de pacotes. Na tela do gerenciador de pacotes, acesse a guia de pacotes Disponíveis. Na guia de pacotes Disponíveis, procure por SQUID e instale o pacote Squid.
Para que serve o Squid no pfSense?
Para permitir que o pfSense filtre URLs, precisamos de um servidor proxy através do qual todas as solicitações da nossa rede sejam roteadas. Para isso, usamos o Squid. Como o nome indica, o SquidGuard é o filtro real. No Sistema → Gerenciador de Pacotes , na guia Pacotes Disponíveis , instalamos o Squid e o SquidGuard.
Como funciona Squidguard?
A página do projeto é a: http://www.squidguard.org/. A configuração é feita em três fases. O primeiro passo é baixar os arquivos das listas desejadas e descompactá-los no diretório “/var/lib/squidguard/db”. Em seguida, é necessário configurar o arquivo “/etc/squid/squidGuard.
Onde é feita toda a configuração do Squid servidor proxy do Linux )?
A configuração é feita através do arquivo /etc/squid/squid. conf . Esse arquivo define configurações genéricas do servidor proxy, assim como as regras para filtragem dos pacotes.
Como configurar un servidor proxy Squid?
Para instalar e configurar o Squid no Servidor Ubuntu 14.10 (e distribuições similares de Linux baseado no Debian), siga as etapas abaixo:
- Instale o pacote Squid3:
- sudo apt-get install squid3.
- Edite o arquivo de configuração Squid /etc/squid3/squid.conf e substitua:
- #cache_dir ufs /var/spool/squid3 1.
Como configurar proxy transparente squid?
Este proxy é transparente a fim de facilitar a navegação do usuário sem que ele precise se autenticar no navegador.
- Minha configuração: ...
- Configuração do servidor. ...
- Yum install squid. ...
- Apt-get ou aptitude install squid. ...
- # Vi /etc/squid/squid.conf. ...
- Configuração de iptables. ...
- Desktop / configuração do computador cliente.
Como funciona o proxy transparente?
O proxy transparente é uma arquitetura que permite que o navegador cliente não saiba da existência do proxy. Ele acha que está solicitando o recurso diretamente ao servidor original; o proxy encarrega-se de capturar e processar a solicitação.