Qual a concepção de Marx sobre o Estado?

Índice

Qual a concepção de Marx sobre o Estado?

Qual a concepção de Marx sobre o Estado?

Para Karl Marx, o estado capitalista é entendido como um reflexo da base econômica da sociedade capitalista, com sua função principal refletindo as necessidades da economia capitalista.

O que Karl Marx diz sobre a liberdade?

Marx. Influenciado por Hegel, nos Manuscritos econômico-filosóficos e em A Ideologia Alemã, Karl Marx (1818-1883) entende a liberdade humana como a constante criação prática pelos indivíduos de circunstâncias objetivas nas quais despontam suas faculdades, sentidos e aptidões (artísticas, sensórias, teóricas...).

O que pensam os Fílósofos sobre a liberdade?

Para Jean-Paul Sartre (1905-1980), a liberdade é a condição ontológica do ser humano. ... O tema da liberdade é o núcleo central do pensamento do filósofo francês e resume toda a sua doutrina. Sua tese é: a liberdade é absoluta ou não existe. Sartre recusa todo determinismo e mesmo qualquer forma de condicionamento.

O que é o Estado moderno para Marx?

Segundo o pensamento marxista, o Estado é tido como uma instituição que tem como função assegurar e conservar a dominação e a exploração da classe trabalhadora pela burguesia, ou seja, “o executivo no Estado moderno não é senão um comitê para gerir os negócios comuns de toda a classe burguesa”.

Qual a função do Estado na sociedade moderna?

No intuito de manter a ordem estabelecida, no caso da sociedade moderna, a dominação burguesa, o Estado desempenharia uma função de caráter repressivo capaz de manter o status quo. Na obra “A guerra civil na França” Marx escreveu,

Qual o poder político do Estado moderno?

Para Marx, “ ] o poder político do [&Estado representativo moderno nada mais é do que um comitê para administrar os negócios comuns de toda a classe burguesa”. O Estado seria originário da necessidade de um grupo, ou classe social, manter seu domínio econômico a partir de um domínio político sobre outros grupos o classes.

Por que o Estado determina a organização da sociedade?

Diferentemente do que defendiam os Contratualistas, não era o Estado quem determinava a organização da sociedade, mas a composição da sociedade, em suas relações de classe, que determina a estrutura do Estado.

Qual a preposição de marxista para a sociedade capitalista?

Embora essa preposição envolva uma perspectiva histórica, Marx esteve preocupado com a sociedade de sua época, a sociedade capitalista e desenvolverá suas ideias com base no seu contexto histórico (na modernidade).

Postagens relacionadas: