O que Maquiavel fala sobre poder?
Índice
O que Maquiavel fala sobre poder?
Maquiavel ressalta que todo poder vem do povo, dando margem a perceber que o mesmo era republicano. Em sua concepção, para se manter no poder o soberano tem que acima de tudo estar em consonância com os anseios populares, porque o poder existe se os subordinados assim desejarem.
Como Maquiavel defendia o poder?
Maquiavel defende a tese de que para ser bem-sucedido, o governante deve equilibrar a Virtude e a Fortuna a fim de assegurar seus interesses políticos e de poder. ... Com isso, o pensador italiano primou pelas ações individuais humanas enquanto fontes de explicação das instituições políticas de sua época.
Qual era o pensamento de Maquiavel?
Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.
Qual é a principal obra de Maquiavel?
O príncipe O príncipe, em italiano Il Principe, é a obra singular de Nicolau Maquiavel e, por isso, merece uma atenção especial. O livro foi escrito no ano de 1953, durante o período de reclusão do autor.
Qual a originalidade de Maquiavel?
Assim, a originalidade de Maquiavel estaria em grande parte na forma como lidou com essa questão moral e política, trazendo uma outra visão ao exercício do poder outrora sacralizado por valores defendidos pela Igreja.
Qual o significado do termo maquiavélico?
"Maquiavélico" tornou-se um adjetivo pejorativo que remete a sordidez, manipulação e deslealdade. Do mesmo modo, o termo maquiavelismo, também pejorativo, é utilizado como referência uma forma de agir ardilosa e oculta para se conseguir o que deseja. Também é uma referência comum a obra O Príncipe a frase “os fins justificam os meios”.
Qual a origem da expressão Maquiavel?
Além disso, fez surgir no imaginário e no senso comum a ideia de que Maquiavel seria alguém articuloso e sem escrúpulo, dando origem à expressão “maquiavélico” para designar algo ou alguém dotado de certa maldade, frio e calculista.
Qual a obra mais importante de Maquiavel?
Em 1513, escreveu sua obra mais importante e famosa “O Príncipe”. Nesta obra, Maquiavel aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos. Esta obra, que tentava resgatar o sentimento cívico do povo italiano, situava-se dentro do contexto do ideal de unificação italiana.