Como configurar o RIP?

Índice

Como configurar o RIP?

Como configurar o RIP?

Para configurar o RIP versão 1 basta ativar o protocolo com o comando “router rip”, depois em modo de configuração do roteador definir as redes que serão anunciadas com o comando “network”.

Qual o propósito do comando Network Ao configurar o protocolo de roteamento RIP?

O comando network é para mostrarmos ao router qual rede deve ser propagada. O comando passive-interface faz com que o router não envie atualizações RIP na porta informada, no caso a porta serial 0 não enviará atualizações RIP para o dispositivo conectado a ela, porém ela continua recebendo atualizações na interface.

O que é RIP TI?

O RIP (Routing Information Protocol) é um padrão para troca de informações entre os gateways e hosts de roteamento. ... O mais antigo, e ainda usado na internet é o EGP (Exterior Gateway Protocol). Esses protocolos são agora geralmente referidos como protocolos inter-AS de roteamento.

Qual das versões do RIP suporta roteamento com Vlsm?

RIP v2 suporta VLSM e CIDR enquanto RIP v1 suporta somente CIDR. 3. RIP v2 suporta um mecanismo de autenticação enquanto RIP v1 não oferece suporte à autenticação.

Que tipo de protocolo e o Rip?

Routing Information Protocol (RIP) é um protocolo de roteamento, baseado no algoritmo Vetor-Distância, projetado para ser usado como um Interior Gate Protocol em redes de tamanho moderado com diâmetro máximo de 15 saltos.

Qual do serviço do Windows deve ser configurado para habilitar o protocolo RIP?

Para que você possa instalar o protocolo RIP e utilizar um servidor com o Windows Server 2003 como roteador, o primeiro passo é habilitar o serviço RRAS. Lembrando o que foi colocado no Capítulo 19, o serviço RRAS é automaticamente instalado, quando o Windows Server 2003 é instalado.

Qual é a finalidade de um protocolo de roteamento?

Um protocolo de roteamento especifica como roteadores se comunicam uns com os outros, a distribuição de informações que permite selecionar rotas entre quaisquer dois nós em uma rede de computadores. ... Desta forma, os roteadores adquirem conhecimento sobre a topologia da rede.

O que são protocolos de roteamento explique e dê exemplos?

Um protocolo de roteamento especifica como roteadores se comunicam uns com os outros, a distribuição de informações que permite selecionar rotas entre quaisquer dois nós em uma rede de computadores. ... Protocolos de gateway Interior tipo 1, o estado de ligação de protocolos de roteamento, tais como OSPF e is-is.

Qual protocolo de roteamento usar?

Protocolos de Roteamento Interno

  • RIP (Routing Information Protocol) ...
  • IGRP (Interior Gateway Protocol) ...
  • EIGRP (Enhanced IGRP) ...
  • OSPF (Open Shortest Path First) ...
  • Integrated IS-IS (Intermediate System to Intermediate System Routing Exchange Protocol) ...
  • BGP (Border Gateway Protocol)

¿Qué es el protocolo RIP?

Si bien el protocolo RIP se utiliza con muy poca frecuencia en las redes modernas, es útil como base para comprender el routing de red básico. Esta sección se proporciona una breve descripción general de la forma en que se configuran los valores básicos de RIP y la manera en que se verifica RIPv2.

¿Cuál es la ventaja de usar un protocolo como RIP?

En esta imagen comprobamos que las actualizaciones de RIP no son enviadas a la red privada de R2, en cambio sí que lo son en la de R3. Una de las ventajas de usar un protocolo como RIP se encuentra a la hora de hacer modificaciones en la red.

¿Cuál es el modo de configuración de Rip?

1. Modo de Configuración de RIP Consulte la topología de referencia en la Imagen 1 y la tabla de direccionamiento en la Imagen 2: En esta situación, todos los routers se configuraron con funciones de administración básicas, y todas las interfaces identificadas en la topología de referencia están configuradas y habilitadas.

¿Cómo funciona el Rip en un router?

End with CNTL/Z. R1 (config)# router rip R1 (config-router)# Este comando no inicia en forma directa el proceso del RIP. En cambio, proporciona acceso al modo de configuración del router, donde se configuran los parámetros de routing RIP. Al habilitar RIP, la versión predeterminada es RIPv1.

Postagens relacionadas: