Como Monteiro Lobato agiu na literatura infantil?

Índice

Como Monteiro Lobato agiu na literatura infantil?

Como Monteiro Lobato agiu na literatura infantil?

Cerca de metade das histórias criadas por Lobato foram dirigidas ao público infantil. As aventuras passadas no sítio do Picapau Amarelo atravessaram gerações e marcaram o imaginário coletivo. Muitas dessas produções literárias do autor foram adaptadas para o cinema, o teatro e a televisão.

Porque trabalhar Monteiro Lobato na educação infantil?

Influência para várias gerações, o autor do Sítio do Pica Pau Amarelo ainda é uma boa porta de entrada para estimular o comportamento leitor da turma. Se você foi criança entre as décadas de 19, provavelmente foi apresentado à literatura brasileira e infantil por meio de algumas obras de Monteiro Lobato.

O que Monteiro Lobato diz sobre a literatura infantil?

O grande escritor Monteiro Lobato revolucionou a Literatura Infantil trazendo novos cenários e personagens para o público infantil, com isso Lobato introduziu as crianças no mundo da literatura de uma forma simples e ao mesmo tempo lúdica, inserindo as mesmas, desde cedo, no mundo da linguagem e da nossa cultura.

Como explicar Monteiro Lobato?

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina.

Quais são os contos infantis de Monteiro Lobato?

Algumas obras, além do Sítio do Pica-Pau Amarelo, foram: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau ...

Qual a importância do Sítio do Picapau Amarelo?

Entende-se que em O Picapau Amarelo representa a diversidade cultural proposta pelo currículo, apontando para conceitos trabalhados em várias disciplinas e melhorando o trabalho com a leitura, levando o aluno para o centro de todo processo.

Como apresentar Monteiro Lobato para crianças?

“Reinações de Narizinho pode ser uma boa porta de entrada para a obra infantil lobatiana. O livro reúne algumas das primeiras histórias sobre a turma do Sítio escritas por Monteiro Lobato, a partir de 1920”, explica a pesquisadora.

Porque Monteiro Lobato é importante?

"Monteiro Lobato é uma figura central da cultura brasileira. ... Ele foi um grande difusor da cultura com a revista do Brasil. E ele foi o nosso primeiro grande autor de livros infantis, com a Emília, com o Sítio do Picapau Amarelo. Então, ele é uma figura chave, uma figura inescapável da nossa cultura.

Postagens relacionadas: