Quais são as formas de inativação das penicilinas?
Índice
- Quais são as formas de inativação das penicilinas?
- Quem são os beta lactâmicos?
- Como as Betalactamases inibem a ação de alguns antimicrobianos betalactâmicos?
- Qual o sítio é mecanismo de ação da penicilina e similares?
- Por que as penicilinas e cefalosporinas são chamadas de antibióticos beta-lactâmicos?
Quais são as formas de inativação das penicilinas?
O principal mecanismo de resistência de bactérias à penicilina baseia-se na produção de Beta-lactamases, enzimas que degradam a penicilina impedindo sua ação. Outro mecanismo de ação da penicilina é a inativação do inibidor das enzimas autolíticas na parede celular. Isto dá, como resultado, a lise celular.
Quem são os beta lactâmicos?
O grupo dos antibióticos beta lactâmicos é formado pelas penicilinas, cefalosporinas, cefamicinas, carbonêmicos, monobactâmicos dentre outros. A estrutura química característica desses compostos é o núcleo beta lactâmico.
Como as Betalactamases inibem a ação de alguns antimicrobianos betalactâmicos?
A produção de enzimas β-lactamases, tem sido relatada como um importante mecanismo de resistência a antibióticos β-lactâmicos, hidrolisando o anel beta-lactâmico pela quebra da ligação amida, perdendo assim, a capacidade de inibir a síntese da parede celular bacteriana (Williams, 1999).
Qual o sítio é mecanismo de ação da penicilina e similares?
Mecanismo de ação As penicilinas são antibióticos bactericidas, que atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, interferindo na transpeptidação, tanto de bactérias gram-positivas quanto de gram-negativas.
Por que as penicilinas e cefalosporinas são chamadas de antibióticos beta-lactâmicos?
São caracterizados pela presença do anel Beta-lactâmico responsável pela ação antimicrobiana e pela resistência bacteriana. A ligação do anel a outros compostos caracteriza a classe dos antibióticos beta-lactâmicos em Penicilinas, cefalosporinas, carbapenemos e monobactamos.