Como interligar as VLANs?
Como interligar as VLANs?
Para que esta comunicação entre duas VLANs distintas seja realizada, precisamos utilizar um roteador ou um switch camada 3 (multi-layer). Devemos sempre criar diferentes sub-redes para cada uma das VLANs, para que a comunicação entre elas seja realizada com êxito.
Como se configura una VLAN?
1. Vá em LAN >> VLAN clique em Enable para habilitar a configuração VLAN, e crie uma VLAN para cada sub-rede LAN, selecione as portas LAN a serem utilizadas, clique em Enable em VLAN Tag, e define um único VLAN ID (VID) para cada VLAN.
Como configurar VLAN Cisco?
Para criar novas VLANs basta utilizar o comando “vlan num-vlan” em modo de configuração global, sendo que o “num-vlan” é o numero ou ID da VLAN que você deseja criar. Opcionalmente você pode utilizar o comando “name” e dar um nome para VLAN criada.
Como saber se a VLAN está conectado?
Verifique a VLAN e as portas digitando o comando “show vlan id x”, em que “x” é o número da VLAN. Isso mostra se a VLAN está ativa e quais portas estão usando a VLAN.
Como implementar a rede de VLANs?
Implementar a rede da figura Implementar os segmentos representados com VLANs Implementar as ligações entre os routerstambém com VLANs (ver página seguinte) Fazer testes de conectividade (ping) e verificação de rotas (traceroute)
Como funcionam os VLAN?
Os VLAN comportam-se bem como LAN físicos, mas você pode agrupar anfitriões mesmo se não são coimplantados fisicamente. Uma porta de switch pode pertencer a um VLAN. O unicast, a transmissão, e os pacotes de transmissão múltipla são enviados e portas para fora inundadas no mesmo VLAN.
Qual o critério básico para criar uma VLAN?
– O critério básico para criar VLANs atribui (associa) portas do comutador a VLANs – Uma VLAN pode ser criada em múltiplos comutadores – É possível configurar múltiplas VLANs num comutador (e portanto em vários) – Uma estação pode pertencer a mais do que uma VLAN – casos típicos são routerse servidores
Quais são as vantagens das Vlans?
As VLANs oferecem ainda outras vantagens das quais se destacam: segurança, escalabilidade, flexibilidade, redução de custos, etc. No exemplo da imagem a seguir temos 2 VLANs criadas no switch ...