Como conjugar o verbo no pretérito perfeito?

Índice

Como conjugar o verbo no pretérito perfeito?

Como conjugar o verbo no pretérito perfeito?

O pretérito perfeito do indicativo é um tempo verbal utilizado para falar de coisas no passado....Conjugação do Pretérito Perfeito do Indicativo.
1.ª conjugação (-ar)2.ª conjugação (-er)3.ª conjugação (-ir)
(Vós) radical + -astes(Vós) radical + -estes(Vós) radical + -istes
(Eles) radical + -aram(Eles) radical + -eram(Eles) radical + -iram

Quando se usa o pretérito perfeito?

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.

O que é pretérito perfeito do indicativo exemplos?

Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos. Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada. O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.

Quais são os verbos no pretérito perfeito?

Os tempos verbais
Verbo estudar – 1° conjugaçãoVerbo aprender – 2° ConjugaçãoVerbo partir – 3° conjugação
(Eu) estudava(Eu) aprendi(Eu) parti
(Tu) estudavas(Tu) aprendeste(Tu) partiste
(Ele) estudava(Ele) aprendeu(Ele) partiu
(Nós) estudávamos(Nós) aprendemos(Nós) partimos

Como é o pretérito perfeito composto?

O pretérito perfeito composto do indicativo é formado pelo presente do indicativo do verbo ter mais o particípio do verbo principal. Nota: Os tempos verbais compostos podem também ser formados com o verbo auxiliar haver, sendo contudo mais usual o verbo ter.

Quando usar o pretérito perfeito?

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído.

Quando se deve usar o Pretérito Perfeito O imperfeito é o mais que perfeito?

Como vemos, a principal diferença entre estes dois tempos do modo indicativo é a seguinte: O pretérito perfeito indica uma acção passada, inteiramente concluída. O pretérito imperfeito indica uma acção passada mas que continua.

Quais os três tipos de pretéritos?

O pretérito indica passado e, no modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

Como passar uma frase para o pretérito imperfeito?

Frases com verbos no pretérito imperfeito do indicativo

  1. Eu fazia patinação artística quando era criança.
  2. Eu comia um sorvete todos os domingos com minha avó.
  3. Ele estudava francês e alemão, mas agora só estuda alemão.

Qual a diferença entre o pretérito perfeito e o imperfeito?

O pretérito perfeito e o pretérito mais-que-perfeito possuem formas compostas no modo indicativo e subjuntivo. Entretanto, na forma simples, as duas apresentam conjunção no modo indicativo, enquanto o pretérito imperfeito também é conjugado no modo subjuntivo.

Qual o pretérito mais comum?

Falou como se fora comum. Além disso, em sua forma composta, o pretérito mais-que-perfeito pode ser usado para falar de uma ação situada de forma incerta no passado, por exemplo: Ela já tinha falado isso antes. O pretérito mais-que-perfeito apresenta uma forma simples e duas compostas (uma, no indicativo, e outra, no subjuntivo).

Como faço para conjugar verbos da língua portuguesa?

Conjuga-me é uma ferramenta para conjugar verbos da língua Portuguesa. Partindo do infinitivo de um verbo faz a conjugação verbal de verbos regulares e irregulares. A conjugação verbal apresentada está completa?

Postagens relacionadas: