Como as variedades linguísticas podem se apresentar?

Índice

Como as variedades linguísticas podem se apresentar?

Como as variedades linguísticas podem se apresentar?

As variedades linguísticas diferenciam-se da norma-padrão por convenções sociais, momento histórico, contexto ou região em que um falante insere-se. ... As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).

Quais são os tipos de variação linguística exemplos?

Tipos e exemplos de variações linguísticas

  1. Variação geográfica ou diatópica. Está relacionada com o local em que é desenvolvida, tal como as variações entre o português do Brasil e de Portugal, chamadas de regionalismo. ...
  2. Variação histórica ou diacrônica. ...
  3. Variação social ou diastrática.

O que é variação linguística de registro?

Chamamos de registros as variações que ocorrem de acordo com o grau de formalismo existente em uma determinada situação: há situações em que a variedade padrão, ou norma culta, é a melhor opção, aquela que estabelecerá uma maior sintonia entre os interlocutores.

Porque a língua sofre variações?

As variações linguísticas acontecem porque vivemos em uma sociedade complexa, na qual estão inseridos diferentes grupos sociais. Alguns desses grupos tiveram acesso à educação formal, enquanto outros não tiveram muito contato com a norma culta da língua.

Como sabemos a língua se manifesta de acordo com as situações?

A língua varia de acordo com o contexto comunicativo, isto é, a ocasião determina o modo de falar, que pode ser formal ou informal. Esta variação, portanto, refere-se ao registro empregado pelo falante em determinado contexto interacional, ou seja, depende da situação em que a pessoa está inserida.

Quais os tipos de preconceito linguístico?

Exemplos de preconceito linguístico no Brasil dizer que uma pessoa fala “errado” porque não segue as regras da gramática; julgar que é mais certo falar “você” ao invés de “tu” (são apenas diferenças regionais); debochar dos nomes diferentes que as coisas têm em cada região (como mandioca, macaxeira e aipim);

O que é variação Diastrática exemplos?

Variações diastráticas São as variações ocorridas em razão da convivência entre os grupos sociais. As gírias, os jargões e o linguajar caipira são exemplos desta modalidade de variação linguística. É uma variação social e pertence a um grupo específico de pessoas.

O que é variação histórica exemplos?

Variação Histórica Refere-se aos estágios de desenvolvimento de uma língua ao longo da história. Exemplo: Português arcaico x português contemporâneo.

O que é variação Diatópica exemplos?

Esse tipo de variação acontece porque cada região tem culturas e tradições próprias, os seus modos de falar, etc., que influenciam diretamente os seus falantes. ... Como por exemplo, “macaxeira”, “mandioca” e “aipim”, que servem para referir e/ou especificar uma mesma planta em algumas regiões do Brasil.

Quais são as variações linguísticas dentro da própria língua?

Assim como acontece nas línguas faladas oralmente, existem variações linguísticas dentro da própria língua de sinais, isto é, regionalismos e/ou sotaques. Essas variações se devem a ligeiras diferenças culturais e influências diversas no sistema de ensino do país, por exemplo.

Como ocorre a variação e a mudança da língua?

A variação e a mudança podem ocorrer em algum ou em vários dos subsistemas constitutivos de uma língua ( fonético, morfológico, fonológico, sintático, léxico e semântico ). O conjunto dessas mudanças constitui a evolução dessa língua.

Quais são as diferenças entre línguas?

As variações geográficas naturalmente falam da diferença de linguagem devido à região. Essas diferenças tornam-se óbvias quando ouvimos um falante brasileiro, um angolano e um português conversando: nos três países, fala-se português, mas há diferenças imensas entre cada fala.

Qual é a língua padrão e a linguagem popular?

A língua padrão e a linguagem popular também são variedades sociais ou culturais. Um dialeto é uma variedade geográfica. Variações de léxico, como ocorre na gíria e no calão, podem ser consideradas como variedades mas também como registros ou, ainda, como estilos, a depender da definição adotada em cada caso.

Postagens relacionadas: