É certo falar a gente?

Índice

É certo falar a gente?

É certo falar a gente?

Devemos escrever a letra A (artigo definido feminino singular) separada da palavra GENTE (substantivo) quando estivermos nos referindo, de uma maneira informal, à primeira pessoa do plural, o NÓS. Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”.

É correto a gente vai?

A expressão A GENTE VAI apresenta uma concordância correta e é usada no nível coloquial da fala. Portanto, é perfeitamente aceitável em textos coloquiais. ... Num texto mais cuidado, escrito com uma linguagem mais formal, não devemos usar nem uma nem outra: o melhor é dizer NÓS VAMOS.

Qual é a diferença entre nós e a gente?

Por isso, a conjugação de verbos com a expressão “a gente” deve ser feita na terceira pessoa do singular, enquanto a conjugação com o pronome “nós” deve ser feita na primeira pessoa do plural. Por exemplo: Nós vamos viajar.

Qual é o certo nós ou nos?

A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural.

É errado falar a gente?

A gente ou nós? As duas formas estão corretas e dependem da ocasião em que são empregadas. A gramática tradicional considera apenas a existência dos pronomes pessoais eu, tu, ele, nós, vós e eles - leque que não inclui formas como “você” e “a gente”. Por isso, quando fazemos o uso da norma culta, é exigido o “nós”.

Qual pronome substitui a gente?

Nós é um pronome pessoal reto que indica um grupo e a gente é uma locução pronominal com valor semântico de nós. Assim, nós e a gente podem ser utilizados como sinônimos, tendo apenas atenção para a distinta conjugação do verbo.

Onde a gente vai ou aonde a gente vai?

Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar… Aonde: Também indica lugar. No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”. Por exemplo: “Não sei aonde íamos”; “Ele não viu aonde o filho foi”.

Vai fazer ou vamos fazer?

O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". ... A regra continua valendo para as locuções verbais em que o verbo FAZER for o principal: "Já DEVE FAZER duas horas que ela saiu"; "VAI FAZER dois meses que ele viajou".

Quando usar a expressão a gente?

Exprime um sujeito indeterminado, ou seja, as pessoas que falam (nós) ou as pessoas em geral (todos). A expressão a gente é semanticamente equivalente ao pronome pessoal reto nós e gramaticalmente equivalente ao pronome pessoal reto ela, devendo assim o verbo ser conjugado na terceira pessoa do singular.

Postagens relacionadas: