Como consagrar os atabaques na Umbanda?
Índice
- Como consagrar os atabaques na Umbanda?
- O que representa o atabaque na Umbanda?
- Como dar de comer para os atabaques?
- Quais as funções de um ogã?
- O que precisa para ser Ogan?
- Como se chama quem toca atabaque?
- Qual a função do atabaque?
- Qual o papel do Ogan na Umbanda?
- O que é pai Ogan?
- O que é Ogã no Candomblé?
- Qual a origem do atabaque na Umbanda?
- Qual a diferença entre o candomblé e o atabaque tradicional?
- Como é usado o atabaque?
- Por que os atabaques ficam cobertos?
Como consagrar os atabaques na Umbanda?
CONSAGRAÇÃO DOS ATABAQUES Coloque os atabaques em cima do pano que irá cobri-lo quando não estiver sendo usado. Cobrirá o couro. Não precisa cobrir todo o atabaque. Circule com velas brancas que representam as sete linhas ou com velas da cor dos Orixás ou Orixá a quem deseja consagrar os atabaques.
O que representa o atabaque na Umbanda?
O atabaque veio para o Brasil através dos negros africanos, que foram escravizados e trazidos para o país. Também se encontra em outros países, que herdaram tradições da música ritualística religiosa. ... O atabaque é usado para convocar as entidades, os Orixás, Nkisis e Voduns.
Como dar de comer para os atabaques?
As varetinhas usadas para tocar o candomblé nos atabaques, chamam-se OGUIDAVIS. Dar RUM ao Santo, significa colocar o Orixás na sala para dançar as cantigas e rezas que lhe são destinadas. PARA CONSAGRAR E DAR DE COMER AOS ATABAQUES DA CASA: Depois de encourados, mande limpar os atabaques com o omieró da casa.
Quais as funções de um ogã?
O ogã também tem um papel fundamental,em questão dos rituais e também para invocar a entidade, pois o ogã é o que toca para o santo (seja orixá, preto velho, caboclo, Exu, Erê, Pombagira, Boiadeiro etc.) o ogã depois do pai de santo, babalorixá e o sacerdote, é o mais próximo entre as entidades, pois o contato que o ...
O que precisa para ser Ogan?
- Ser Ogãn é muito mais do que ser aquela pessoa no fundo do Terreiro, tocando pontos para as entidades, médiuns e assistentes.
- Ser Ogãn é participar de forma efetiva e consciente nos trabalhos.
- Isso exige conhecimento, humildade,concentração, responsabilidade, mediunidade e amor.
Como se chama quem toca atabaque?
Os atabaques do candomblé só podem ser tocados pelo Alabê (nação Queto), Xicarangoma (nações Angola e Congo) e Runtó (nação Jeje) que é o responsável pelo rum (o atabaque maior), e pelos ogãs nos atabaques menores sob o seu comando, é o Alabê que começa o toque e é através do seu desempenho no rum que o Orixá vai ...
Qual a função do atabaque?
A música com tambores é usada principalmente em danças de rituais e para chamar os deuses, induzindo possessões de espíritos. Nos ritos de religiões afro-brasileiras, os atabaques são geralmente tocados em grupos de três, cada um com um tamanho diferente.
Qual o papel do Ogan na Umbanda?
Ogã ( também ogan) na Umbanda esta relacionado a curimba, na dedicação ao toque e canto nos dias de gira. Na Umbanda, esses médiuns são considerados de sustentação e firmeza durante os rituais do terreno, precisando manter a vibração adequada atraves dos diferentes tipos de toques no atabaque e pontos cantados.
O que é pai Ogan?
Aqui no Brasil, a palavra foi modificada para Ogan, mas com o mesmo significado de uma pessoa que se destaca como senhor, ou mestre. ... E foi sempre com muita maestria, que o baiano Luiz Ângelo pautou sua vocação religiosa na vida do seu saudoso pai carnal, que era candomblecista.
O que é Ogã no Candomblé?
Ogã, vem do yorubá e, na linguagem das religiões africanas e afro-brasileiras como a Umbanda e o Candomblé, significa originalmente “aquele que bate, toca e canta”.
Qual a origem do atabaque na Umbanda?
Vindo da África, o atabaque é um instrumento musical largamente usado em quase todo ritual de Umbanda e também em muitas outras religiões de origem afro. Dentro de um Terreiro, os atabaques na Umbanda podem agregar energias de louvação e invocação dos Orixás e evocação dos Guias Espirituais.
Qual a diferença entre o candomblé e o atabaque tradicional?
Essa é a diferença entre o atabaque do candomblé e do atabaque instrumento musical comprado nas lojas com a finalidade de apresentações artísticas, que normalmente são industrializados para essa finalidade. O atabaque tradicional é feito em madeira e aros de ferro que sustentam e esticam o couro.
Como é usado o atabaque?
O instrumento é utilizado em quase todos os rituais afro-brasileiros e, dentro dos terreiros de Candomblé e Umbanda, é considerado sagrado. Também se encontra em outros países, que herdaram tradições da música ritualística religiosa. O atabaque é usado para convocar as entidades, os Orixás, Nkisis e Voduns.
Por que os atabaques ficam cobertos?
Em dias que não são feitas festas ou rituais, os atabaques ficam cobertos por panos brancos, que simbolizam respeito. Não é permitido que convidados toquem ou improvisem algum tipo de som nos atabaques. Eles são considerados instrumentos religiosos e sagrados dentro dos terreiros.