Como é o nome dos atabaques?
Índice
- Como é o nome dos atabaques?
- Qual a função de um ogã?
- Quais são os nomes dos atabaques do candomblé?
- Qual o nome dado ao ritmo musical que os povos Banto dançam aos sons de atabaques e tambores?
- Qual a origem do atabaque na Umbanda?
- Como é usado o atabaque?
- Por que os atabaques ficam cobertos?
- Qual é o tamanho médio desse atabaque?
Como é o nome dos atabaques?
Os atabaques são chamados de Ilubatá ou Ilu na nação Queto, e ingomba na nação Angola, mas todas as nações adotaram também os nomes Rum, Rumpi e Le para os atabaques, apesar de serem denominação Jeje.
Qual a função de um ogã?
O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.
Quais são os nomes dos atabaques do candomblé?
Nos ritos de religiões afro-brasileiras, os atabaques são geralmente tocados em grupos de três, cada um com um tamanho diferente. Nos rituais do candomblé baiano e em outras partes do Nordeste, eles são conhecidos como rum (maior), rumpi, e lê (menor; ver ilustração).
Qual o nome dado ao ritmo musical que os povos Banto dançam aos sons de atabaques e tambores?
O jongo, também conhecido como caxambu e corimá, é uma dança brasileira de origem africana que é praticada ao som de tambores, como o caxambu.
Qual a origem do atabaque na Umbanda?
Vindo da África, o atabaque é um instrumento musical largamente usado em quase todo ritual de Umbanda e também em muitas outras religiões de origem afro. Dentro de um Terreiro, os atabaques na Umbanda podem agregar energias de louvação e invocação dos Orixás e evocação dos Guias Espirituais.
Como é usado o atabaque?
O instrumento é utilizado em quase todos os rituais afro-brasileiros e, dentro dos terreiros de Candomblé e Umbanda, é considerado sagrado. Também se encontra em outros países, que herdaram tradições da música ritualística religiosa. O atabaque é usado para convocar as entidades, os Orixás, Nkisis e Voduns.
Por que os atabaques ficam cobertos?
Em dias que não são feitas festas ou rituais, os atabaques ficam cobertos por panos brancos, que simbolizam respeito. Não é permitido que convidados toquem ou improvisem algum tipo de som nos atabaques. Eles são considerados instrumentos religiosos e sagrados dentro dos terreiros.
Qual é o tamanho médio desse atabaque?
Esse é um atabaque de tamanho médio, que varia entre oitenta centímetros e um metro de altura, fora a base. Seu som está entre o grave e o agudo. Cumpre uma função de proteção e tem a responsabilidade de fazer a maioria das dobras, ou repiques diferenciados, com uma entonação forte. O Rumpi garante o ritmo e mantem a harmonia.