Qual é a vantagem do estudo caso-controle em relação ao estudo coorte?

Índice

Qual é a vantagem do estudo caso-controle em relação ao estudo coorte?

Qual é a vantagem do estudo caso-controle em relação ao estudo coorte?

Os estudos de coorte têm certas vantagens: b) Podem ser usados para avaliação de des- fechos múltiplos; c) Permitem o cálculo direto das medidas de incidência nas coortes de expostos e não expostos; d) O status do desfecho não influencia a me- dida do status de exposição ou seleção de indivíduos (coorte concorrente);

Qual é o resultado mais direto de um estudo de caso-controle?

Seleção dos controles Os estudos caso-controle comparam a frequência da exposição (como o consumo de álcool) entre os indivíduos que tem uma doença e os indivíduos que não têm a doença.

Qual a principal diferente entre estudo de caso-controle e estudo de coorte?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

O que é um estudo de caso-controle?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. ... Em um estudo caso-controle, os indivíduos com e sem a característica ou doença de interesse são escolhidos pelo pesquisador.

Qual é o objetivo do estudo de coorte?

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Estudos de coorte são úteis na identificação de fatores de risco e prognósticos, no acompanhamento da história natural de certas doenças e no estudo do impacto de intervenções diagnósticas e terapêuticas.

O que é o estudo de coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

O que caracteriza um estudo de coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

Como é feito o estudo de coorte?

O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.

Qual o resultado de um estudo caso-controle?

0 resultado amostral de um estudo caso-controle pode ser expresso em uma tabela 2x2: CONDIÇÃO EXPOSIÇÃO caso controle TOTAL Presente a b a + b Ausente c d c + d TOTAL a + c b + d T Onde: a + c = número de casos a= número de casos com o fator de risco presente c= número de casos com o fator de risco ausente

Como funciona o estudo de caso?

Estudo de Caso como metodologia de pesquisa aplicada. O Estudo de Caso – enquanto método de investigação qualitativa – tem sua aplicação quando o pesquisador busca uma compreensão extensiva e com mais objetividade e validade conceitual, do que propriamente estatística, acerca da visão de mundo de setores populares.

Qual a metodologia utilizada para o estudo de caso?

(ROCHA,2008). Dentre as metodologias de investigação científica o estudo de caso tem sido um método bastante utilizado nas universidades brasileiras e estrangeiras, o mesmo ocorrendo com nossos grupos de pesquisa na Universidade do Estado da Bahia [1].

Quando deve-se dar preferência ao estudo de caso?

Para Robert Yin (2007) deve-se dar preferência ao Estudo de Caso quando: as perguntas da pesquisa forem do tipo ‘como’ e ‘por que’; o pesquisador tiver pouco controle sobre aquilo que acontece ou que pode acontecer; quando o foco do interesse for um fenômeno contemporâneo que esteja ocorrendo numa situação de vida real.

Postagens relacionadas: