O que é razão para Foucault?
Índice
- O que é razão para Foucault?
- Qual a relação entre Nietzsche e Foucault?
- Qual a crítica de Nietzsche a descarte?
- Quais as críticas de Nietzsche?
- Qual é o limite entre a razão e a loucura?
- Qual é o conceito de loucura Segundo Foucault?
- Quais os posicionamentos de Nietzsche e Foucault com relação a verdade?
- Como se pode entender o método genealógico de Nietzsche?
- Qual a crítica de Nietzsche a modernidade?
- Qual é a crítica de Nietzsche a noção de modernidade?
O que é razão para Foucault?
A crítica da razão na história da loucura Ao consolidar-se como único caminho para a busca da verdade na ciência, a razão passou a ser vista como parte constitutiva da natureza humana. Como conta Foucault (1993: 45), “no caminho da dúvida, Descartes encontra a loucura ao lado do sonho e de todas as formas de erro”.
Qual a relação entre Nietzsche e Foucault?
Tanto Nietzsche quanto Foucault abordam, de certa forma, o poder como um grande sistema de forças em intensas relações, das quais se originam todos os eventos sociais ou privados.
Qual a crítica de Nietzsche a descarte?
Rompendo com a tradição do pensamento moderno iniciado em Descartes, Nietzsche tematiza a questão da genealogia do sujeito em contraposição à teoria do sujeito como substância pensante, introduzindo na história do pensamento a urgência de pensarmos o homem como multiplicidade de forças, desconsiderando os postulados de ...
Quais as críticas de Nietzsche?
Nietzsche entende o Cristianismo enquanto negação da vida e/ou Religião da decadência. A crítica de Nietzsche ao Cristianismo tem como alvo o sujeito enquanto agente moral. Todavia, não é necessariamente uma crítica a Jesus, o Cristo, visto que, Nietzsche considerava Paulo o verdadeiro fundador do Cristianismo.
Qual é o limite entre a razão e a loucura?
Se o conjunto característico da loucura se fundamenta em comportamentos, ou mesmo em estados fisiológicos, o seu limite perante a razão se dissolve, pois, através da variedade, impossibilita a existência dos princípios universais e imutáveis. Consequentemente, a teoria sobre a delimitação da loucura e da razão do Dr.
Qual é o conceito de loucura Segundo Foucault?
Foucault não fala o que é a loucura, entretanto, fala da loucura, pois relata o que ela é a partir dos discursos de saberes sobre esse objeto vindos de determinadas épocas (no caso, a Idade Média, o Renascimento e a Idade Clássica), de determinados momentos históricos, de um determinado saber específico, ou geral.
Quais os posicionamentos de Nietzsche e Foucault com relação a verdade?
Atuando em duas frentes diferentes, Nietzsche em uma interpretação da existência com base no pressuposto de existência de verdades metafísicas que rejeitam a vida e o humano, Foucault por meio de uma análise das instituições sociais que controlam o indivíduo retirando a particularidade e impondo a necessidade de uma ...
Como se pode entender o método genealógico de Nietzsche?
O procedimento genealógico de Nietzsche é, ao contrário, um método histórico-crítico que pretende fazer a investigação e a avaliação da criação, do nascimento, da proveniência e do estabelecimento do significado dos conceitos “bom” e “mau” e “bom” e “ruim” ao longo do tempo (FOUCAULT 2015).
Qual a crítica de Nietzsche a modernidade?
A filosofia de Friedrich Nietzsche (1844-1900) se apresenta como crítica da educação, ao destacar a superficialidade do modelo de formação do homem moderno, que abdicou da cultura em nome do ideal de racionalidade técnica e demoliu o humano em favor do modelo de homem dócil, obediente e destituído de personalidade.
Qual é a crítica de Nietzsche a noção de modernidade?
A crítica de Nietzche à modernidade remete à crítica de que há uma grande falsificação da realidade, com relevantes aspectos centrados não no preço mas na própria ideia de valor; sua crítica buscará as raízes de onde brotaram as concepções filosóficas.