O que Nietzsche achava da civilização?

Índice

O que Nietzsche achava da civilização?

O que Nietzsche achava da civilização?

Nietzsche dirá que a Civilisation caracteriza-se pelo enfraquecimen- to em massa, o que somente foi possível pelo ódio contra a cultura aristocrática e contra a expansão dos próprios instintos, ou seja, foi o cristianismo o terreno fértil para o nascimento da Civilisation.

Qual era a religião de Nietzsche?

o Cristianismo Nietzsche entende o Cristianismo enquanto negação da vida e/ou Religião da decadência. A crítica de Nietzsche ao Cristianismo tem como alvo o sujeito enquanto agente moral. Todavia, não é necessariamente uma crítica a Jesus, o Cristo, visto que, Nietzsche considerava Paulo o verdadeiro fundador do Cristianismo.

O que é instinto para Nietzsche?

A ação de um impulso sobre o outro pode ser influenciada pelo intelecto. Em Aurora, Nietzsche apresenta o intelecto como um tipo de instinto que pode tomar partido nessa luta e, portanto, “dominar os impulsos”.

O que causa o processo civilizatório segundo Nietzsche *?

A genealogia do processo civilizatório, estabelecida por Nietzsche, indica que o resultado de modernidade foi uma dinâmica de interiorização e espiritualização da crueldade.

Quais são as principais ideias de Nietzsche?

As ideias-chave de Nietzsche incluíam a dicotomia apolíneo/dionisíaca, o perspectivismo, a vontade de poder, a "morte de Deus", o Übermensch (Super Homem) e eterno retorno.

Qual a frase mais famosa de Nietzsche?

Frases de Nietzsche

  • A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez. ...
  • Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal. ...
  • Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.

Postagens relacionadas: