Como fazer para legalizar um animal silvestre?

Índice

Como fazer para legalizar um animal silvestre?

Como fazer para legalizar um animal silvestre?

A única forma de ter um animal silvestre legalizado é adquiri-lo de um criadouro ou estabelecimento comercial autorizado pelo Ibama ou pelo órgão estadual/distrital.

Como conseguir a guarda de um papagaio?

É evidente que, para que a permanência do papagaio-verdadeiro com o seu tutor seja viável, as condições determinadas no despacho da presidência do Ibama sejam comprovadas: o animal deve estar sob guarda prolongada (o que impossibilita seu retorno à natureza) e livre de maus-tratos.

Qual órgão que acolhe animais silvestres?

Quem procurar? Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (0800-618080), para o batalhão da Polícia Ambiental local ou no Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se dividem em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) ou em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Como se tornar um fiel depositário do Ibama?

Solicitar termo de guarda e de depósito de animais nativos...

  1. numeração da marcação utilizada.
  2. fotos do recinto.
  3. laudo veterinário que declare o bom estado de saúde do animal.
  4. alimentação fornecida.
  5. fotos do animal.

Como legalizar um animal silvestre no Ibama?

Como legalizar um animal silvestre?

  1. Fala um cadastro no Ibama. A primeira coisa a ser feita é o cadastro no Ibama como criador amadorista (se o objetivo for a venda, é preciso seguir as orientações da lei IN 169/2008). ...
  2. Vá até o Ibama. ...
  3. Visite um criadouro ou criador regularizado.

Tem como conseguir legalizar um papagaio?

Como legalizar um papagaio neste caso? Na verdade, não há o que fazer quanto à legalização. A ave deve ser levada a um centro de triagem de animais silvestres do órgão (federal ou estadual) de meio ambiente da localidade na qual foi encontrada ou retirada.

Como regularizar a posse de um papagaio?

Se você quer legalizar o seu papagaio o primeiro passo é se dirigir a sede do Ibama mais próxima de você. É o Ibama o órgão responsável pela conservação e preservação das espécies brasileiras tais como peixes, aves e outros animais. No Ibama o dono do papagaio deve provar a origem do animal.

Qual órgão resgata animais?

Nesse contexto, não temos dúvidas que o “resgate” deve ser feito pelos órgãos de fiscalização (Ibama, ICMBio, policias Federal, Rodoviária Federal e Ambiental e guardas municipais), pois possuem atribuições específicas de Poder de Polícia para coibir ações de pessoas físicas e jurídicas contra o meio ambiente.

Como ter um animal silvestre em casa?

Para ter um desses em casa, é preciso comprovar que você possui conhecimento, espaço e materiais necessários para que ele seja bem cuidado. Não são todos os animais silvestres que podem ser criados em cativeiro e, mesmo para aqueles que podem, é preciso seguir uma série de regras para que tudo ocorra bem.

Qual a legalidade do animal silvestre?

Se você possui um animal silvestre adquirido de forma legal, não há necessidade de nenhum procedimento junto à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. A nota fiscal com os dados do animal e o dispositivo de marcação que ele possui (anilha ou microchip) já são suficientes para comprovar a legalidade de sua origem.

Quando será retirado um animal silvestre?

Isso significa que esse animal, em algum momento, será retirado dessa pessoa, para ser levado a algum local, tal como um Centro de Triagem de Animais Silvestres, um Centro de Reabilitação, um jardim zoológico ou um criadouro devidamente autorizado pelo órgão ambiental.

Qual é a situação de um animal silvestre?

Se o animal for um cachorro, gato ou peixe, a situação é realmente normal e simples, mas isso muda de figura quando se trata da posse de animais silvestres — como cobras, aranhas, pássaros ou qualquer outro que nasça e viva em ambientes naturais.

Postagens relacionadas: