Porque Nietzsche torna a Grécia antiga?
Índice
- Porque Nietzsche torna a Grécia antiga?
- Qual o pensamento de Nietzsche sobre a arte?
- Qual a relação de Nietzsche com a tragédia grega?
- Qual a obra de Nietzsche que retrata e exalta o período trágico da cultura grega?
- O que Nietzsche compreende como o declínio da tragédia grega?
- O que é a tragédia para Nietzsche?
- Porque a vida é uma obra de arte na concepção de Nietzsche?
- Qual a importância da arte na filosofia de Nietzsche?
- O que Nietzsche compreende como declínio da tragédia grega?
- O que seria a racionalização da arte Segundo Nietzsche?
Porque Nietzsche torna a Grécia antiga?
Estimando o papel da arte para a vida, Nietzsche retoma a Grécia arcaica para contrapô-la à arte de seu tempo marcada pelo vértice do pensamento científico germinado no contexto da filosofia socrática.
Qual o pensamento de Nietzsche sobre a arte?
Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.
Qual a relação de Nietzsche com a tragédia grega?
A oposição e interação desses deuses gregos que são também impulsos artísticos da natureza para Nietzsche, geram a tragédia e revelam a relação dos gregos com a dor e sua forma trágica de ver o mundo, através da essência dionisíaca e da forma apolínea.
Qual a obra de Nietzsche que retrata e exalta o período trágico da cultura grega?
Há, em O nascimento da tragédia, uma reflexão sobre o valor da Grécia para a Alemanha, que insere o primeiro livro de Nietzsche no projeto de política cultural iniciado, em meados do século XVIII, por Winckelmann, pensador que teve papel decisivo na maneira de pensar os gregos e sua importância para a educação estética ...
O que Nietzsche compreende como o declínio da tragédia grega?
Nietzsche propõe a travessia do niilismo através deste caminho, para não cair no desespero de um niilismo passivo, mas na afirmação de um niilismo ativo, capaz de transvalorar valores. A tragédia é a junção entre Apolo e Dionísio, na forma de Palavra e Música, medida e desmedida, Ética e Estética: imanência pura.
O que é a tragédia para Nietzsche?
A tragédia é a vida do homem pré-socrático, onde esta imersa no sofrimento do mundo, nesse sofrimento nessa analise é que Nietzsche que apropria-se de duas figuras da mitologia grega Apollo e Dionísio.
Porque a vida é uma obra de arte na concepção de Nietzsche?
A relação da arte com a vida no pensamento de Nietzsche implica em uma ética no processo de subjetivação em função de uma estética da existência na qual permite ao sujeito desenvolver uma arte de viver que favorece a si.
Qual a importância da arte na filosofia de Nietzsche?
Para Nietzsche, é imprescindível que a atividade artística glorifique e destaque a vida, como também lhe é indispensável que conduza os viventes a tantas outras possíveis valorações da existência, pois "o essencial dessa concepção é a ideia da arte em relação com a vida: a arte é entendida, tanto no sentido psicológico ...
O que Nietzsche compreende como declínio da tragédia grega?
Portanto, é a chamada liberdade estética que permeia a tragédia grega até sua decadência. Nietzsche nunca abandoará essa noção de liberdade. PALAVRAS-CHAVE: TRAGÉDIA; LIBERDADE; AFIRMAÇÃO. ... Therefore, is called the aesthetic freedom that permeates the Greek tragedy to its decadence.
O que seria a racionalização da arte Segundo Nietzsche?
Resposta: A percepção do certo e errado distinguindo o que deve ou não fazer racionalizando a arte como fruto do processo de supremacias!