Como conseguir uma cirurgia de laqueadura pelo SUS?

Índice

Como conseguir uma cirurgia de laqueadura pelo SUS?

Como conseguir uma cirurgia de laqueadura pelo SUS?

A cirurgia pode ser feita de duas formas: por laparotomia, em que se faz um corte na região abdominal, ou laparoscopia, menos invasiva por ser feita com câmera por meio de três pequenas incisões no abdômen. O SUS realiza apenas a laparotomia, o procedimento dura 40 minutos e requer 10 dias de repouso pós-cirúrgico.

Pode fazer laqueadura na hora do parto cesária?

É proibido realizar a cirurgia de esterilização durante o parto mesmo que seja uma cesariana.

Quais documentos precisa para fazer laqueadura pelo SUS?

1 – Cópia do documento de identidade; 2 – Cópia das Certidões de nascimento dos filhos, se houver; 3 - Termo de Consentimento esclarecido e informado, com expressa manifestação da vontade, registrado em cartório; 4 - Cópia da certidão de casamento, se necessário.

Como fazer cesárea e laqueadura pelo SUS?

Você e seu cônjuge deverão concordar com a laqueadura e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido. A laqueadura no momento do parto somente pode ser feito se você tiver 2 ou mais cesáreas ou se tiver um problema de saúde grave que possa comprometer a sua saúde e do bebê em futura gravidez.

Quanto custa uma cirurgia de laqueadura?

Na rede privada, os custos podem variar de acordo com a estrutura. “As laqueaduras geralmente variam de R$ 5.000 a R$ 10.000 dependendo do médico, hospital, equipe e da técnica utilizada.

O que a lei diz sobre laqueadura?

O PLS 107/2018 retira da lei que trata do planejamento familiar (Lei 9.2) algumas restrições a esses procedimentos de esterilização. A lei atual proíbe a laqueadura durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade, por cesarianas sucessivas anteriores.

Pode fazer laqueadura na hora do parto?

A lei atual proíbe a laqueadura "durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade, por cesarianas sucessivas anteriores".

Porque a laqueadura não pode ser feita no parto?

Amparo legal: Lei nº 9.263, de 13 de novembro de 1996, Artigo 2. Essa restrição visa à redução da incidência de cesárea para procedimento de laqueadura, levando-se em consideração que o parto cesariano, sem indicação clínica, constitui-se em risco inaceitável à saúde da mulher e do recém-nascido.

Quanto tempo demora para conseguir uma laqueadura pelo SUS?

Ela conseguiu encaminhamento para realizar a laqueadura, mas a ginecologista foi sincera: “Demora em torno de 5 a 6 anos para você conseguir porque seus partos foram normais”. Depois do pedido feito em 2016, a diarista fez todo o processo necessário e foi encaminhada ao Hospital Geral de Itapevi.

O que é necessário para fazer uma cirurgia pelo SUS?

Como fazer cirurgia plástica pelo SUS?

  1. Primeiramente, se consultar em um Posto de Saúde e conversar com o médico para que ele avalie seu caso.
  2. Se o seu diagnóstico for favorável à solicitação de cirurgia, então o segundo passo é ir até a Secretaria de Saúde da sua cidade.

Como reduzir a incidência de cesárea para procedimento de laqueadura?

Essa restrição visa à redução da incidência de cesárea para procedimento de laqueadura, levando-se em consideração que o parto cesariano, sem indicação clínica, constitui-se em risco inaceitável à saúde da mulher e do recém-nascido.

Por que o SUS não faz cirurgia de laqueadura junto com cesarianas?

O SUS não costuma realizar esses dois procedimentos juntos porque existem elevadas probabilidades de que possam causam garves riscos para a saúde da mulher ou até do recém nascido. No 2017, foram realizadas por volta de 60 mil cirurgias de laqueadura pelo SUS, aproximandamente 30,4 mil cirurgias de Laqueadura foram feitas junto com as cesarianas.

Como fazer a laqueadura após o parto?

A Laqueadura após o parto sem aguardar 42 dias é proibido pelo artigo 10 da Lei 9.263. Já ouvi falar a algúm médico ginecologista que no caso de ter feito 2 cesáreas anteriores ,aí nesse caso, sim poderá pedir realizar a Ligadura Tubárea no momento do Parto da terceira cesárea.

Quem não consegue fazer a laqueadura?

No estado do Rio de Janeiro, mesmo quando todos os requisitos da lei são cumpridos, muitas mulheres não conseguem fazer a laqueadura. É o caso de Lislane Silva Oliveira, que aos 34 anos, já tem seis filhos.

Postagens relacionadas: