O que é considerado horas in itinere?

Índice

O que é considerado horas in itinere?

O que é considerado horas in itinere?

Hora in itinere é o tempo despendido pelo empregado, no deslocamento de sua residência até o efetivo local de trabalho e seu retorno e que, diante de alguns requisitos (local de difícil acesso e não servido por transporte público regular e condução fornecida pelo empregador), computava na jornada de trabalho.

Quantas horas de percurso CLT?

Afinal, caso o empregado necessite se locomover no meio do seu período de trabalho, obviamente também haverá o deslocamento entre os locais. Sendo assim, no geral, é dada 1 hora para a realização do percurso, mas não há prazo definido para sua finalização, devendo ser conversado entre as partes.

Qual o valor da hora in itinere?

Como calcular as horas in itinere Desta maneira, o adicional a ser quitado sobre elas precisa ser o mesmo determinado pelo sindicato da respectiva categoria profissional ou ainda usado o valor mínimo previsto em lei, que corresponde a 50% da hora salário.

Quando o empregador terceiriza o transporte permanece o direito as horas in itinere?

O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o empregador fornecer a condução.

O que mudou após a reforma trabalhista com relação ao intervalo intrajornada?

A grande mudança que a Reforma Trabalhista trouxe sobre os intervalos para descanso e almoço foi em relação à sua duração. Segundo a nova regra instituída pela Lei Federal 13.467/17, o intervalo dos colaboradores que possuem uma jornada de mais de 6 horas pode ser reduzido para no mínimo 30 minutos.

Como fazer o comprovante de rendimentos on-line?

O Fisco também permite que o comprovante de rendimentos seja disponibilizado on-line, desde que o empregado tenha um endereço eletrônico. Se houver inexatidão nas informações, como salários que não foram pagos ou rendimentos isentos que foram computados, o trabalhador deve pedir à empresa outro comprovante, com as informações corretas.

Qual a falta dos comprovantes de rendimentos?

Importante! A falta dos comprovantes de rendimentos não exime o contribuinte de apresentar normalmente a Declaração de Ajuste Anual até o prazo final fixado, com as informações que possui disponível (se necessário, o próprio contribuinte deverá somar todos os rendimentos percebidos no ano).

Como entregar arquivos de comprovantes de rendimentos?

As empresas podem entregar a seus empregados e colaboradores eventuais arquivos contendo informações dos comprovantes de rendimentos (Comprovante Eletrônico de Rendimentos) com os mesmos dados contidos no informe em papel.

Qual a importância do comprovante na Declaração de rendimentos?

O comprovante é de grande importância na hora de preparar a declaração de rendimentos, pois naquele encontram-se as informações que as fontes pagadoras prestaram ao fisco. A própria Receita Federal aponta que um dos erros mais frequentes (malha fina!) é declarar valores diferentes daqueles constantes nos comprovantes fornecidos pela fonte pagadora.

Postagens relacionadas: