Como faço para conseguir a cirurgia bariátrica pelo SUS?
Como faço para conseguir a cirurgia bariátrica pelo SUS?
Cirurgia Bariátrica pelo SUS “Pacientes que pretendem recorrer ao SUS devem procurar o Posto de Saúde e ter esgotado as possibilidades de tratamento clínico da obesidade (com medicamentos e alterações comportamentais) e cumprir com os requisitos impostos pelo Ministério da Saúde”, explica o médico.
Como fazer bariátrica pelo plano?
Para a cobertura do plano de saúde, o beneficiário deve atender à todos os critérios a seguir:
- Ter entre 18 e 65 anos;
- Tratamento clínico realizado por pelo menos 2 anos sem resultados satisfatórios;
- Apresentar quadro de obesidade mórbida há mais de 5 anos.
Quando é feita a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é feita apenas em momentos extremos, quando não há mais solução para o paciente emagrecer. A cirurgia é feita por questões de saúde e não mais por motivos estéticos. O paciente pode realizar a cirurgia de redução de estômago pelo plano de saúde, caso tenha, ou de graça pelo SUS.
Qual a importância da bariátrica no SUS?
A popularidade da bariátrica no SUS e a falta de conhecimento sobre todas as complicações relativas a redução do estômago fez com que o sistema mudasse a estratégia na hora de atender pacientes obesos.
Quem realiza cirurgia bariátrica e metabólica?
No site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) você pode encontrar uma lista de hospitais públicos e médicos associados que realizam a cirurgia bariátrica pelo SUS e também particular ou pelo convênio médico.
Como fazer a cirurgia de obesidade mórbida?
A cirurgia costuma ser solicitada como último recurso por quem teve um diagnóstico de obesidade mórbida e já esgotou outros meios de emagrecimento. A cirurgia serve para que a pessoa obesa, através da redução de estômago consiga melhorar sua qualidade de vida e evitar ainda mais problemas mais graves de saúde.