Quais são as principais sequelas morfológicas da lesão medular?
Índice
- Quais são as principais sequelas morfológicas da lesão medular?
- Quais são as 3 principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?
- Quais as consequências de lesão da medula sacral sobre o reflexo de defecação?
- Quais são as consequências da lesão medular?
- Como é realizada a avaliação neurológica das sequelas da lesão medular?
- Por que uma lesão na medula espinhal pode impedir os movimentos do corpo?
Quais são as principais sequelas morfológicas da lesão medular?
Observa-se que as principais alterações fisiológicas decorrentes da lesão medular são o choque medular, choque neurogênico, trombose venosa profunda, disrreflexia autônoma, bexiga neurogênica, intestino neurogênico, espasticidade, úlceras por pressão, pneumonias, alterações psicossociais e infecções.
Quais são as 3 principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?
No lado da lesão , o corpo perde a função motora, a propriocepção e os sentidos de vibração e toque. No lado oposto da lesão , há uma perda de sensações de dor e de temperatura.
Quais as consequências de lesão da medula sacral sobre o reflexo de defecação?
Uma pessoa pode perder o controle da capacidade de urinar ou defecar, além de perder a função sexual, independentemente da localização da lesão na medula espinhal.
Quais são as consequências da lesão medular?
Uma lesão medular pode comprometer a comunicação entre o cérebro e o sistema urinário e a eliminação da urina armazenada na bexiga deixa de ser automática. Se a lesão for incompleta, é possível haver recuperação parcial ou até total com o tempo.
Como é realizada a avaliação neurológica das sequelas da lesão medular?
O exame neurológico deve ser realizado segundo protocolo da ASIA onde examinamos a força motora, sensibilidade e reflexos. Cabe ressaltar que em casos traumáticos, durante a fase de choque medular, pode haver ausência de reflexos, sendo impossível durante este período predizer se a lesão é completa ou incompleta.
Por que uma lesão na medula espinhal pode impedir os movimentos do corpo?
Porque ela pode cortar, comprimir ou danificar a medula espinhal, uma massa de tecido nervoso que conecta o cérebro ao corpo e vai da base do crânio até a segunda vértebra lombar.