Qual o papel do projeto Político Pedagógico da escola?

Índice

Qual o papel do projeto Político Pedagógico da escola?

Qual o papel do projeto Político Pedagógico da escola?

O PPP é um documento nortear que deve ser elaborado por todas as escolas com o objetivo de orientar as práticas educacionais durante todo o ano letivo. ... Há instituições que o constroem por meio do Conselho Escolar, já que ele envolve representantes dos diversos segmentos da comunidade.

Quais ações devem estar inclusas no PPP?

O que deve conter em um Projeto Político Pedagógico? Segundo pesquisadores, a elaboração do PPP deve abarcar: missão, clientela, dados sobre a aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas e plano de ação.

Quais são os três movimentos necessários para a construção do projeto político pedagógico?

Todavia, é possível apontar três movimentos básicos desse processo de construção do PPP denominados pela autora de: Ato Situacional, Ato Conceitual e Ato Operacional. 4 Um plano seria uma previsão de caráter mais restrito, onde se enumeram as ações, tarefas, objetivos e metas, definidas pelo projeto da escola.

O que deve constar na proposta pedagógica?

Quais os componentes da proposta pedagógica?

  1. Contextualização da escola. ...
  2. Diagnóstico educacional. ...
  3. Missão, visão e valores. ...
  4. Bases legais. ...
  5. Plano de Ação.

Quem faz o projeto político pedagógico?

Quem deve elaborar o PPP escolar? O projeto político pedagógico deve ser elaborado de maneira colaborativa. Assim, cabe a cada escola decidir o modo mais eficiente de incluir toda a comunidade no processo de criação do documento. Há instituições que optam pela formação de um conselho que delibera sobre o PPP escolar.

Quais as principais características de um projeto político pedagógico?

Garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Qualidade do ensino; Organização e integração curricular; Integração escola/família/comunidade; Autonomia.

Quais os itens que compõem o projeto político pedagógico?

O PPP tende a seguir um delineamento básico a partir de quatro principais etapas: identificação das finalidades, levantamento de dados específicos, implementação da proposta e acompanhamento das ações.

Quais as características de um projeto político pedagógico?

Garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Qualidade do ensino; Organização e integração curricular; Integração escola/família/comunidade; Autonomia.

Quais são as partes necessárias para construir o projeto político pedagógico?

Um documento completo deve conter:

  1. 1 – Identificação da escola. O documento deve começar, obviamente, identificando a escola ao qual se refere. ...
  2. 2 – Missão. ...
  3. 3 – Contexto das famílias dos estudantes. ...
  4. 4 – Dados sobre a aprendizagem. ...
  5. 5 – Recursos disponíveis. ...
  6. 6 – Diretrizes pedagógicas. ...
  7. 7 – Plano de ação.

Quem deve emitir o PPP a todos os funcionários?

Agora, todas as empresas devem emitir o PPP a todos os funcionários, independente do ramo de atividade da empresa e da exposição a agentes nocivos, inclusive as Microempresas e as empresas de Pequeno Porte.

Como devem ser mantidos os dados do PPP?

Esses dados devem ser emitidos e mantidos pelo empregador, no caso de empregado e pela cooperativa de trabalho ou de produção, no caso de cooperado filiado. De acordo com a lei, a empresa é obrigada a fornecer cópia do PPP ao trabalhador em caso de rescisão do contrato de trabalho ou de desfiliação da cooperativa.

Como é elaborado o PPP?

O PPP é elaborado pela empresa, com base, principalmente, no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), expedido pelo médico do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho. Assim, seu preenchimento de forma correta é essencial.

Quais são as informações contidas no PPP?

As informações contidas no PPP são de caráter privativo do trabalhador e, no ato da rescisão do contrato de trabalho, cabe ao empregador fornecer ao empregado uma cópia autêntica do documento, sob pena de multa prevista em lei. Importante!

Postagens relacionadas: