Como Oswaldo Cruz acabou com a varíola?
Índice
- Como Oswaldo Cruz acabou com a varíola?
- Como a população reagiu a revolta da vacina?
- Porque a população se revoltou contra a revolta da vacina?
- Quantas pessoas morreram na revolta da vacina?
- Quais medidas foram tomadas para conter a varíola?
- O que foi feito para eliminar a varíola?
- Que médico esteve à frente das ações que determinaram a vacinação obrigatória da população?
- Quais as causas e consequências da revolta da vacina?
- O que a Revolta da Vacina revela?
- Que medidas o governo tomou para convencer a população aceitar aplicação da vacina?
Como Oswaldo Cruz acabou com a varíola?
No final do século XIX, já se produzia a vacina desidratada, a partir do vírus da varíola bovina. Foi este o método trazido da França por Oswaldo Cruz. A aplicação era feita no braço, por meio de arranhões com lancetas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou a campanha de erradicação da varíola.
Como a população reagiu a revolta da vacina?
Em 16 de novembro de 1904 a revolta foi sufocada pela polícia. O saldo da agitação que sacudiu as ruas do Rio de Janeiro foi trágico. Cerca de 110 feridos e 30 pessoas mortas. A ação policial resultou na prisão de 945 pessoas, das quais 461 foram deportadas para o Acre.
Porque a população se revoltou contra a revolta da vacina?
A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos.
Quantas pessoas morreram na revolta da vacina?
Após um saldo total de 945 prisões, 461 deportados, 110 feridos e 30 mortos em menos de duas semanas de conflitos, Rodrigues Alves se viu obrigado a desistir da vacinação obrigatória. “Todos saíram perdendo. Os revoltosos foram castigados pelo governo e pela varíola.
Quais medidas foram tomadas para conter a varíola?
Não há nenhum tratamento estabelecido para a varíola assim que a vacinação é considerada ser a maneira preliminar de prevenção da doença. A vacina da varíola foi introduzida em 1796 por Edward Jenner e usada pelo WHO para erradicar com sucesso global a varíola.
O que foi feito para eliminar a varíola?
Era a vacina desenvolvida pelo médico inglês Edward Jenner. No Brasil, a vacinação era obrigatória desde o século XIX, mas a medida nunca fora efetivamente cumprida.
Que médico esteve à frente das ações que determinaram a vacinação obrigatória da população?
Ao médico Oswaldo Cruz, que assumiu a Diretoria Geral de Saúde Pública em 1903, coube a campanha de saneamento da cidade, que visava erradicar a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Com este intuito, em junho de 1904, o governo fez uma proposta de lei que tornava obrigatória a vacinação da população.
Quais as causas e consequências da revolta da vacina?
- A principal causa foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos.
O que a Revolta da Vacina revela?
(ENEM) A Revolta da Vacina (1904) mostrou claramente o aspecto defensivo, desorganizado, fragmentado da ação popular. Não se negava o Estado, não se reivindicava participação nas decisões políticas; defendiam-se valores e direitos considerados acima da intervenção do Estado.
Que medidas o governo tomou para convencer a população aceitar aplicação da vacina?
Para garantir a aplicação da vacina, foi aprovada uma lei que obrigava a população ser vacinada, com agentes de segurança e da saúde trabalhando junto, para entrar nas casas onde havia resistências.