Como encontrar o DOI pelo ISBN?

Índice

Como encontrar o DOI pelo ISBN?

Como encontrar o DOI pelo ISBN?

Por exemplo: 33.3333.3 / ISBN ou ISSN. O prefixo/raiz DOI é nomeado pela International DOI Foundation (IDF), que garante que cada raiz seja única. Os livros ou artigos publicados em periódicos, por exemplo, provavelmente utilizarão como sufixo o número que já consta do ISBN ou ISSN ou dados bibliográficos da obra.

Qual a diferença entre ISSN e DOI?

Para deixar mais claro, o que os diferencia é que o ISSN é usado para publicações seriadas, sejam esses jornais, anais, revistas e até blogs, científicos ou não, já o DOI é usado para identificação de objetos digitais em geral, mesmo que frequentemente seja usado para artigos científicos.

O que quer dizer DOI?

Assim como o ISSN, o DOI, Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital), é um padrão de números e letras que identificam publicações. ... Artigos, periódicos, imagens, copyright, livros, capítulos de livros e qualquer conteúdo digital pode receber um código de especialização DOI.

Como encontrar o código do DOI?

No entanto, algumas pessoas iniciantes no uso do DOI têm dúvidas sobre onde encontrar o código em um resumo ou publicação, por isso preparamos esse tutorial resumindo os principais caminhos para encontrar a informação desejada.

Qual o significado do DOI?

DOI significa Digital Object Identifier, ou seja, Identificador de Objeto Digital. É um padrão para identificação de documentos em redes digitais. Composto por números e letras, é atribuído a um objeto digital para que este seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web.

Qual a melhor ferramenta para recuperar um código DOI?

A Crossref também disponibiliza uma opção no menu lateral à esquerda chamada “Simple Text Query“, uma ferramenta para recuperar um código DOI por meio de qualquer estilo de referência, embora seja avisado que a busca funciona melhor com uso de referências padrões mais utilizadas no meio acadêmico, como o estilo APA.

Por que o DOI é único?

Outra vantagem muito interessante sobre o DOI (Digital Object Identifier) é que ele é único, o que minimiza problemas como a duplicação de publicações em referências, por estar indexada em plataformas diferentes, facilitando a contabilização das citações e impacto do trabalho nas redes sociais medido pelas métricas alternativas.

Postagens relacionadas: