Como conseguir prontuário médico Unimed?

Índice

Como conseguir prontuário médico Unimed?

Como conseguir prontuário médico Unimed?

Documentos necessários: Certidão de Nascimento ou RG do menor e Documento de Identidade do responsável. Documentos necessários: Certidão de Óbito e documentos comprobatórios de vínculo conforme resolução nº 3/2014 do Conselho Federal de Medicina (CFM), no art.º 1.

De quem é o prontuário do paciente?

Apesar de ser uma linguagem técnica, o prontuário pertence ao paciente, ajuda a esclarecer dúvidas sobre exames e condutas terapêuticas que o mesmo deve seguir, e serve principalmente para facilitar a comunicação entre os profissionais da saúde, seus pacientes e familiares.

Qual é o prontuário médico?

Os enunciados trazem informações técnicas destinadas a subsidiar os magistrados na tomada de decisões em processos da área de saúde. O prontuário médico é a união de todos os documentos que registram procedimentos, exames, condições físicas e demais informações do paciente.

Por que o prontuário médico é sigiloso?

As informações contidas em um prontuário médico são sigilosas e não podem ser liberadas para qualquer pessoa. Isso porque esse documento contém informações importantes e muito pessoais a respeito dos pacientes. Portanto, se elas caírem em mãos erradas, muitos transtornos podem ocorrer, principalmente para quem liberou o acesso a esses dados.

Como é vedado ao médico o acesso ao prontuário?

Segundo o artigo 88 do Código de Ética Médica, por exemplo, é vedado ao médico "negar, ao paciente, acesso a seu prontuário, deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, bem como deixar de lhe dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros".

Qual o direito de solicitar e receber o prontuário médico?

Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico. Esse direito está previsto no Código de Ética Médica, no Código de Defesa do Consumidor e em um dos enunciados interpretativos aprovados, em maio deste ano, na II Jornada de Direito da Saúde, promovida pelo Conselho ...

Postagens relacionadas: