Como praticar o silêncio interior?
Índice
- Como praticar o silêncio interior?
- Como conseguir se manter em silêncio?
- Como exercitar o silêncio?
- Quais as atividades que podem ser praticadas para desenvolver o silêncio?
- Como praticar o silêncio no dia a dia?
- Qual a importância do silêncio no mundo espiritual?
- Qual é o poder do silêncio?
- Como o silêncio pode transformar sua vida?
- Como definir o silêncio?
- O que o silêncio nos ensina?
- Como se manter em silêncio?
- Como fazer um dia de silêncio?
- Por que você precisa experimentar o silêncio?
- Como incorporar o silêncio à sua vida?
Como praticar o silêncio interior?
Em algum momento na próxima semana, considere dedicar um dia, ou pelo menos algumas horas, ao silêncio. Vá sobre o seu dia como você faria normalmente, exceto sem falar. Observe as pessoas ao seu redor sem entrar nas conversas.
Como conseguir se manter em silêncio?
Silencie. Aquiete a mente. Essa é uma prática passiva e muito comum em diversas linhas de meditação. “Apenas um minuto de silêncio, como divulga Prem Baba, permite que você tenha uma conexão automática com você mesmo, com o seu espírito”, diz Angelina.
Como exercitar o silêncio?
Lembre-se de fazer entre cinco e sete pausas ao longo do dia, de um minuto ou 30 segundos cada uma. Pare, respire e fique em silêncio, mesmo estando em um ambiente barulhento, como um restaurante. Acolha seu estado emocional, fazendo uma conexão consigo mesmo.
Quais as atividades que podem ser praticadas para desenvolver o silêncio?
Algumas linhas terapêuticas, como a Meditação, pregam que silenciar os pensamentos – nem que seja por um minuto diário – promove um equilíbrio geral, diminuindo o caos interno e, consequentemente, amenizando ou prevenindo o aparecimento de depressão, tristeza, ansiedade e uma série de outras doenças.
Como praticar o silêncio no dia a dia?
Se você trabalha, considere deixar seu telefone na sua mesa e dar um passeio na hora do almoço, ininterrupto. Tire cinco minutos durante o dia para olhar pela janela e fixar-se no instante presente. As práticas de silêncio nem sempre devem ser estacionárias.
Qual a importância do silêncio no mundo espiritual?
O fato do silêncio ser de ouro explica porque ele é tão raro. A Palavra de Deus diz que: “Há quem se cala por não saber falar, e há quem se cala porque reconhece quando é tempo de falar”(Eclo 20,6). Ghandi ensinava que o silêncio faz parte da disciplina espiritual de um seguidor da verdade.
Qual é o poder do silêncio?
O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.
Como o silêncio pode transformar sua vida?
Em poucos segundos, o silêncio é capaz de trazer você de volta ao seu centro, dissolvendo nuvens escuras de pensamentos e emoções. Sua prática constante é muito poderosa e é somente se entregando a ela que você poderá conhecer o poder real que o silêncio pode ter em sua vida.
Como definir o silêncio?
Silêncio é a ausência total ou relativa de sons audíveis. Por analogia, o termo também se refere a qualquer ausência de comunicação, ainda que por meios diferentes da fala. Na análise do discurso, breves ausências de fala marcam as fronteiras das unidades prosódicas utilizadas pelos falantes.
O que o silêncio nos ensina?
Quando no silêncio, você deixa de refletir sobre o que vai falar, você passa a adjetivar. Em um mundo destituído de consciência, não queremos mais o silêncio. ... Que o seu silêncio interior seja abastecido com palavras de bondade e de amor, pois o silêncio sem essas palavras seria um vazio absoluto.
Como se manter em silêncio?
Ao se manter em silêncio, concentre-se em exibir sinais de linguagem aberta ou fechada para dizer aos outros se os quer ou não a seu lado. Se um amigo se assentar ao seu lado na aula, faça contato visual e sorria para demonstrar alegria por sua presença.
Como fazer um dia de silêncio?
Caso se sinta facilmente sobrecarregado, irritado ou ansioso, você pode fazer um dia de silêncio para adotar uma mentalidade mais tranquila. Dê um aviso àqueles com quem você se comunica regularmente. Fale com amigos, familiares, professores ou colegas de trabalho sobre o seu dia de silêncio com alguma antecedência.
Por que você precisa experimentar o silêncio?
Você precisa experimentar o silêncio, porque essa ação te fará se conectar com o hoje, respeitando o passado, e se libertando da ansiedade para o futuro. Se tem dificuldade de relaxar e aproveitar o silêncio, então crie um diálogo de elogios e tranquilidade dentro de sua cabeça, falando suas principais vitórias, conquistas e vontades.
Como incorporar o silêncio à sua vida?
Tente incorporar o silêncio à sua vida, quer se trate de desligar a música por cinco minutos ou de meditar sem ninguém por perto pelo mesmo tempo. Encontre formas de se sentir confortável enquanto descansa em silêncio. E, se isso for possível, talvez você consiga inclusive vê-lo como algo bom.