Como ocorre o processo de reabsorção da matriz óssea?

Índice

Como ocorre o processo de reabsorção da matriz óssea?

Como ocorre o processo de reabsorção da matriz óssea?

A manutenção da matriz é feita pelos osteócitos que sintetizam e reabsorvem a matriz, atividades importantes por contribuírem para a homeostase do cálcio no sangue. A morte do osteócito promove a reabsorção da matriz pela atividade dos osteoclastos, seguida pelo reparo ou remodelação do tecido ósseo pelos osteoblastos.

Como ocorre a formação da matriz óssea?

A matriz óssea é formada por elementos orgânicos (fibras colágenas, proteoglicanos e glicoproteínas) e elementos inorgânicos que constituem cerca de 50% do peso do matriz óssea. Os elementos inorgânicos são íons fosfato, cálcio, bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato.

Qual é o nome da célula óssea que quando ativada de forma desequilibrada resultaria em uma diminuição da densidade óssea?

A osteoporose é caracterizada pela quebra no equilíbrio entre osteoblastos e osteoclastos, com redução na formação de osso novo ou aumento na reabsorção óssea. O resultado é a diminuição na densidade óssea e o enfraquecimento ósseo.

O que são os osteócitos?

CÉLULAS DO TECIDO ÓSSEO Os osteócitos são células achatadas, composta por uma pequena quantidade de retículo endoplasmático rugoso, aparelho de Golgi e núcleo com cromatina condensada. Os osteócitos são essenciais para a manutenção da matriz óssea e sua morte é responsável pela reabsorção da matriz.

Como os osteoclastos reabsorvem a matriz óssea?

Os osteoclastos produzem várias enzimas que permitem que eles também reabsorvem osso, mas o principal é a fosfatase ácida. As enzimas produzidas por osteoclastos são capazes de remover o cálcio e fósforo inorgânico a partir do tecido ósseo.

Como ocorre a descalcificação óssea?

Descalcificação é a perda de cálcio dos ossos dos seres vivos. É a descalcificação que causa a osteoporose. Com isso os ossos ficam mais fracos, ficando quebradiço a qualquer pancada. A osteoporose é uma doença que causa o enfraquecimento dos ossos deixando os ossos mais fracos .

Como o tecido ósseo é formado?

O tecido ósseo é formado por células e material extracelular calcificado, a matriz óssea. As células deste tecido podem ser de três tipos: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Os osteoblastos localizam-se periferia do osso e possuem longos prolongamentos citoplasmáticos que tocam os osteoblastos vizinhos.

Quem produz a matriz óssea?

osteoblastos Os osteoblastos são células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz.

O que significa diminuição da densidade óssea?

Significa que ao exame de densitometria a densidade do seu osso está diminuída, podendo significar osteoporose ou estado pré-osteoporose (osteopenia).

Como fica o osso de uma pessoa com osteoporose?

A osteoporose é uma condição mais comum em mulheres acima dos 45 anos que deixa os ossos frágeis e porosos. À medida que vai progredindo com o avançar da idade, a doença aumenta o risco de fraturas, especialmente do quadril, da costela e colo do fêmur. A estrutura do nosso esqueleto vive em constante renovação.

Quais são os osteócitos da matriz óssea?

Os osteócitos têm um papel fundamental na manutenção da integridade da matriz óssea. Osteoblastos:os osteoblastos sintetizam a parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz.

Como funciona a matriz óssea?

Com isto, permitem a atividade dos osteoblastos que continuam a produção da matriz óssea. A ação dos osteoblastos e osteoclastos faz com que os ossos estejam em contínua remodelação. A matriz óssea é composta por uma parte orgânica e inorgânica. A parte orgânica é constituída por fibras colágenas, proteoglicanos e glicoproteínas.

Quais são os monócitos da matriz óssea?

Originam-se da fusão das células do sangue, os monócitos. Entram em atividade na fase de reabsorção óssea, pois podem se mover nas superfícies ósseas e destruir áreas lesadas ou envelhecidas. Com isto, permitem a atividade dos osteoblastos que continuam a produção da matriz óssea.

Qual a porção orgânica da matriz óssea?

Dizemos que a matriz óssea apresenta em sua composição uma porção orgânica e uma porção inorgânica. A porção orgânica é a porção em que há colágeno, principalmente, o chamado colágeno tipo I, e outras proteínas, como proteoglicanas.

Postagens relacionadas: