Como é utilizada à farmacologia?
Como é utilizada à farmacologia?
O assunto da farmacologia é amplo e inclui o conhecimento das fontes, propriedades químicas e físicas, composição, ações fisiológicas, absorção, destino e excreção, e o uso terapêutico das drogas. Uma 'droga' pode ser definida, de uma forma ampla, como qualquer agente químico que afete o protoplasma vivo ...
Como surgiu os fármacos?
Por volta do século XV, com a descoberta da imprensa, suas teorias foram divulgadas e surgiram os primeiros embriões das farmacopéias, os herbários, reunindo o conhecimento acumulado sobre o uso dos remédios de origem vegetal.
O que é remédio farmacologia?
Estudo dos fármacos: fonte, solubilidade, absorção, destino no organismo, mecanismo de ação, efeito, reação adversa (RAM). Fármaco (pharmacon = remédio): estrutura química conhecida; propriedade de modificar uma função fisiológica já existente.
O que é farmacologia e para que serve?
A farmacologia é a ciência que estuda os efeitos de uma substância química sobre a função dos sistemas biológicos, fundamentalmente dependente da interação droga/organismo.
Qual a origem da farmacologia?
A Farmacologia pode ser definida como o estudo dos efeitos das substâncias químicas sobre a função dos sistemas biológicos. Como ciência, a farmacologia surgiu em meados do século XIX, constituindo uma das numerosas e novas ciências biomédicas baseadas mais em princípios de experimentação do que em dogma, que surgiram nesse notável período.
Qual o objetivo da farmacologia?
Como nova ciência, a Farmacologia tem como objetivo fundamental: A) A relação entre dose e efeito biológico; B) A localização do sítio de ação do fármaco
Quais são as divisões da farmacologia?
Divisões da Farmacologia. A farmacologia pode ser subdividida em vários ramos, sendo que essa classificação é feita com base na evolução das técnicas e métodos farmacológicos. Dentre as subdivisões estão a Farmacologia Básica, Farmacodinâmica, Farmacocinética e Farmacologia Clínica.
Quais as especializações da farmacologia?
Farmacologia Geral Farmacologia Clínica Farmácia:química farmacêutica Farmacognosia Farmacocinética Farmacodinâmica Farmacoterapia Farmacologia Experimental Toxicologia Além de especializações como: cronofarmacologia, farmacogenética, farmacologia molecular, bioquímica, etc... dentro da farmacologia, temos as subdivisões básicas: