Qual o profissional que deve procurar para fazer o diagnóstico de autismo?

Índice

Qual o profissional que deve procurar para fazer o diagnóstico de autismo?

Qual o profissional que deve procurar para fazer o diagnóstico de autismo?

Neurologistas e psiquiatras são os mais capacitados para atender pessoas com TEA. Mas o TEA é um espectro e muitas pessoas se encaixam no que é conhecido como autismo leve, de alta funcionalidade ou, como era chamado anteriormente, Síndrome de Asperger.

Como é feito o diagnóstico de autismo artigo?

Segundo os critérios do DSM-IV-TR, para que a criança seja diagnosticada com transtorno autista, ela deve apresentar pelo menos seis da lista de doze sintomas apresentados na Tabela 1, sendo que pelo menos dois dos sintomas devem ser na área de interação social, pelo menos um na área de comunicação, e pelo menos um na ...

Como é feito o diagnóstico de um autista?

O diagnóstico do autismo é essencialmente clínico, realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores.

O que o TEA abrange?

O transtorno autista abrange todas as crianças e adultos que apresentam sinais e sintomas mais graves do que os manifestados na Síndrome de Asperger e no Transtorno Invasivo do Desenvolvimento.

Qual o laudo médico para atestar o autismo?

Certamente precisamos de um laudo médico para atestar o autismo da pessoa, o grau de comprometimento, suas necessidades específicas e em quais áreas ele necessita de auxílio. Quanto mais completo o laudo, menos dúvidas a escola terá quanto a esta necessidade.

Qual o profissional indicado para realização de diagnóstico em autismo?

É necessário realizar uma entrevista diagnóstica com especialista nesta área de TEA que tenha vasta experiência no assunto. Os profissionais indicados para realização de diagnóstico em autismo são: neurologista, psiquiatra e psicólogo/neuropsicólogo especialistas em autismo (TEA).

Como fazer uma avaliação do diagnótico de autismo?

Mas, para confirmação do diagnótico de autismo, somente fazendo uma avaliação com profissionais especialistas, como neurologista, psiquiatra e psicólogos ou neuropsicólogos.

Como padronizar o diagnóstico do autismo?

Essas tentativas de padronizarem o diagnóstico do autismo utilizam duas fontes principais de informação: a) descrições dos pais sobre o curso do desenvolvimento e padrões de comportamentos atuais da criança ou adolescente; b) informações a partir da observação direta do comportamento da criança, do adolescente ou do adulto.

Postagens relacionadas: