Como se define ciberespaço?

Índice

Como se define ciberespaço?

Como se define ciberespaço?

Porém trata-se de um espaço que não existe fisicamente, mas virtualmente: o ciberespaço. ... Termo que foi idealizado por William Gibson, em 1984, no livro Neuromancer, referindo-se a um espaço virtual composto por cada computador e usuário conectados em uma rede mundial.

Qual a teoria de Pierre Lévy?

Pierre Lévy acredita que a cibercultura coloca o ser humano diante de um mar de conhecimento, onde é preciso escolher, selecionar e filtrar as informações, para organizá-las em grupos e comunidades onde seja possível trocar ideias, compartilhar interesses e criar uma inteligência coletiva.

O que o ciberespaço possibilita?

O ciberespaço é um espaço virtual, contudo possibilita experiências reais, e é devido a isso, que mesmo estando em um ambiente desmaterializado e desprovido de corpo físico, as pessoas sentem necessidade de suprir essa ausência de alguma forma, pois a sociabilidade em espaço virtual muitas vezes é carregada de emoções, ...

O que é cibercultura Para Lévy?

Cibercultura, segundo Pierre Lévy, “é um fluxo contínuo de ideias, práticas, representações, textos e ações que ocorrem entre pessoas conectadas por computadores”.

O que é ciberespaço e exemplos?

Isso inclui tudo que está caracterizado como Ciberespaço ou Espaço virtual, como a internet (e-mails, redes sociais, blogs, fóruns, comércio on-line, mapas on-line, entre outros), celulares, Sistemas de Monitoramento de Vídeos e outros Dados Digitais, de forma geral.

O que é cibercultura e ciberespaço define e explique?

A palavra cibercultura provém da junção das palavras cibernética e cultura. ... No caso, a cibercultura relaciona a tecnologia, o virtual (por exemplo a internet) e a cultura. O termo contempla todos os fenômenos relacionados ao ciberespaço, aqueles fenômenos associados às formas de comunicação mediadas por computadores.

O que o filósofos Pierre Levy destaca como consequências da cibercultura explique?

Segundo ele, “a cibercultura expressa o surgimento de um novo universal, diferente das formas que vieram antes dele no sentido de que ele se constrói sobre a indeterminação de um sentido global qualquer” (LÉVY, 1999, p. 15).

O que defende Pierre Lévy sobre o caráter revolucionário do processo de evolução da internet?

Lévy defende na obra a jornada da inteligência humana passando por “coletivos cosmopolitas, formados por indivíduos, instituições e técnicas”. ... Portanto, a inteligência coletiva não é o oposto da estupidez coletiva, nem o oposto da inteligência individual. É o oposto da inteligência artificial.

Qual a importância do ciberespaço?

O ciberespaço constituiu-se como um novo espaço de sociabilidade – apesar de não-presencial – com impactos na esfera cultural e social. O ciberespaço, sendo um espaço sócio virtual – baseado em técnicas informacionais em rede – como espaço social que é, permite a interacção [sic] social.

Qual é a importância do ciberespaço para o cotidiano das pessoas?

O ciberespaço se configura como um meio de socialização do homem, que, por meio de relações dialéticas, apropria-se, age sobre este espaço, sendo os instrumentos aplicados a essa rede novos meios de o homem conhecer e interagir com diversos contextos globais.

Quem é o filósofo Pierre Lévy?

O filósofo Pierre Lévy, francês radicado no Canadá, é um dos maiores expoentes no campo de estudos da mídia cibernética. Em toda sua trajetória intelectual esteve dedicado à compreensão dos fenômenos de comunicação e produção de informação e conhecimento.

Quais são as proposições de Pierre Lévy?

Entretanto, aquilo que mais chama atenção na obra de Pierre Lévy são suas proposições acerca da nova relação que o Homem estabelece com o saber, agora que está imerso na cibercultura. O ciberespaço amplifica, exterioriza e modifica funções cognitivas humanas como o raciocínio, a memória e a imaginação.

Como é definido o ciberespaço?

Já para Lévy, o ciberespaço é definido como o espaço de comunicação formado pela interconexão mundial dos computadores e das suas memórias. Constituindo-se num espaço virtual de trocas simbólicas entre pessoas poderão ser entendido como o espaço de troca de informação na cultura contemporânea. O ciberespaço.

Qual a finalidade última do ciberespaço?

Já a inteligência coletiva pode ser considerada a finalidade última do ciberespaço, pois ela descreve um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos em suas diversidades. “É uma inteligência distribuída por toda parte, na qual todo o saber está na humanidade, já que, ninguém sabe tudo, porém todos sabem alguma

Postagens relacionadas: