Como Jean Piaget compreende a brincadeira?

Índice

Como Jean Piaget compreende a brincadeira?

Como Jean Piaget compreende a brincadeira?

Segundo Kishimoto (1996) a teoria piagetiana adota a brincadeira como conduta livre, espontânea, que a criança expressa por sua vontade e pelo prazer que lhe dá. ... Este processo de desenvolvimento se dá a partir do qual a criança vai conhecendo o mundo e agindo sobre ele.

O que é o jogo segundo Piaget?

Para Piaget, o jogo possui estreita relação com a construção da inteligência. Ressaltando que o prazer que resulta do jogo espontâneo motiva a aprendizagem. ... Nesta concepção, os jogos consistem numa assimilação funcional, num exercício de ações individuais já aprendidas, consolidando assim os esquemas já formados.

O que são brincadeiras de exercícios para Piaget?

(NEGRINE, 1994, p. 4). Sendo assim, Piaget define jogos de exercício como podendo ser jogos de exercício de pensamento como jogos sensório-motores, sendo que ambos estão relacionados ao prazer funcional ou “à tomada de consciência de novos poderes” (XAVIER).

Faz de conta para Piaget?

Segundo a teoria de Piaget (1967) a brincadeira de faz de conta ou o jogo simbólico, como também é conhecido, seria o método ou refúgio que a criança usa para poder assimilar e acomodar a realidade em que está submetida.

O que é o ludico para Jean Piaget?

Piaget (1971) ressalta que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. Diante de tal pensamento, compreende-se a importante do universo lúdico na infância, pois através dele, a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor.

Como se dá o desenvolvimento infantil segundo Piaget?

Segundo Piaget, a criança se adapta ao mundo de forma cada vez mais satisfatória. ... Propõe quatro estágios ou períodos do desenvolvimento da criança: os estágios sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operatório concreto (7 a 11 anos) e operatório formal (12 em diante).

Quais os três tipos de jogos Segundo Piaget?

Piaget (1978) aponta três sucessivos sistemas de jogo: de exercício, simbólico e o de regras.

O que defende Piaget sobre os jogos na educação?

Para Piaget o jogo constitui-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade. Quando a criança joga ela assimila o mundo exterior, incorporando os objetos que a cercam ao seu eu e é assim que constrói o conhecimento.

O que são brincadeiras de exercícios?

JOGOS DE EXERCÍCIO -> ou jogos funcionais, têm início aproximadamente aos quatro meses de idade, quando a criança começa a ter uma melhor coordenação da visão e da apreensão. Os jogos de exercício que envolve ações mentais, isto é, o pensamento, como acontece nos jogos de combinações de palavras.

Qual a importância do brincar segundo Piaget?

Piaget (1978) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.

Qual a influência da brincadeira no desenvolvimento infantil?

De acordo com Vygotsky (1999), a brincadeira exerce uma forte influência no desenvolvimento infantil uma vez que é utilizada pela criança, de um lado pela necessidade de ação e por outra para satisfazer suas impossibilidades de executar determinadas ações.

Quais são as brincadeiras da criança?

Através das brincadeiras a criança reflete, organiza, constrói, destrói, e reconstrói seu universo. A brincadeira mostra como a criança reflete, organiza, desorganiza, constrói e reconstrói o próprio mundo.

Como as crianças sentem prazer nas brincadeiras?

(ZANLUCHI, 2005, p. 91). As crianças sentem prazer em todas as experiências de brincadeiras físicas e emocionais. Apresentando organização nas relações emocionais, no domínio das angústias, na evolução da personalidade infantil, entre outros pontos necessários para a maturação da criança. (WINNICOTT, apud MALUF, 2005, p. 20).

Por que jogos e brincadeiras são essenciais para a aprendizagem?

As instituições de educação infantil têm de forma cada vez mais freqüente se apropriado dos jogos e das brincadeiras como elemento fundamentais na situação de aprendizagem. Acredita-se que por estarem estes dois elementos mais próximos da realidade das crianças, se constituem ferramentas paradidáticas que assessoram a prática docente.

Postagens relacionadas: