Como era a para Platão a pintura e a escultura?
Índice
- Como era a para Platão a pintura e a escultura?
- Qual filósofo tentou derrubar a forma de Platão definir estética?
- Como Platão vê a arte?
- Por que Platão considera a arte um saber inferior?
- Por que Platão é considerado um racionalista?
- O que a estética estuda como devemos entender?
- Por que Platão equipara a arte da imitação?
- Qual o filósofo que inicia o processo de compreensão da arte como forma de conhecimento?
- Como Platão e Aristóteles entendem e definem a arte?
- Como o filósofo critica as obras de arte que se limitam a natureza?
- Quais são as citações de Platão?
- Será que a estética platônica é uma impossibilidade?
Como era a para Platão a pintura e a escultura?
Para Platão, o Belo está pautado na noção de perfeição, de verdade. Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos). ... O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana.
Qual filósofo tentou derrubar a forma de Platão definir estética?
Ariano Suassuna (2011) foi um dos pensadores que tentou definir a concepção estética de Platão.
Como Platão vê a arte?
Entretanto, Platão julga a arte como imitação, capaz de enganar, uma vez que a realidade sensível já é uma imitação do inteligível. A arte afasta ainda mais do real, pois imita a cópia. ... Por isso Platão rejeita a arte em seu estado ideal, querendo, com isso, substituir a Poesia pela Filosofia.
Por que Platão considera a arte um saber inferior?
E a ciência é um saber inferior porque necessita ser demonstrada e porque é baseada sobre hipóteses, mas na falta de conhecimentos melhores mesmo o mito e a ciência são conhecimentos que podem ser utilizados pelos filósofos para alcançar as ideias. O único conhecimento que o filósofo não pode aceitar é a opinião.
Por que Platão é considerado um racionalista?
A Platão frequentemente se atribui uma posição filosófica que atualmente seria descrita como racionalista, parte de uma definição de raciocínio como uma operação mental discursiva, pautada pela lógica, e utilizando proposições para extrair conclusões; realista, em relação à existência de universais, as formas ideais; ...
O que a estética estuda como devemos entender?
Ela estuda o julgamento e a percepção do que é considerado beleza, a produção das emoções pelos fenômenos estéticos, bem como: as diferentes formas de arte e da técnica artística; as ideias de obra, de arte e de criação; a relação entre matérias e formas nas artes.
Por que Platão equipara a arte da imitação?
A arte como imitação (mimesis) é a teoria criada para definir as obras produzidas pelo Homem em que são imitadas perspectivas da Natureza e a ação do Homem. ... Platão defende que um artista, ao imitar a natureza, está a imitar uma imitação. Segundo esta teoria, uma obra só é arte se é produzida pelo homem e imita algo.
Qual o filósofo que inicia o processo de compreensão da arte como forma de conhecimento?
Se a filosofia da arte começa com Platão, ela principia, para- doxalmente, por uma condenação das "belas-artes" e da poe- sia. Seria simplista demais ver em Platão um filisteu ou um "beócio".
Como Platão e Aristóteles entendem e definem a arte?
Platão possuia uma visão negativa da arte, e Aristóteles possuia uma visão positiva. ... Platão possuía uma visão negativa da Arte, para ele a arte é MÍMESES (imitação/cópia). A arte é, portanto, uma cópia do mundo sensível e afasta o homem 3 graus da verdade.
Como o filósofo critica as obras de arte que se limitam a natureza?
O filósofo critica as obras de arte que se limitam “copiar” a natureza, já que elas acabam afastando o homem da real Beleza, que é aquela existente no mundo das ideias. Essas questões influenciaram, por muito tempo, em maior ou menor intensidade, a produção artística ocidental.
Quais são as citações de Platão?
No que segue, citações a Platão serão feitas de acordo com a marcação de Stephanus, baseadas em uma edição das obras platônicas feita no século XVI. Os números de páginas desta edição, junto com as letras a-e, são já um padrão. Quase toda tradução de Platão inclui os números e letras de Stephanus nas margens ou no topo da página.
Será que a estética platônica é uma impossibilidade?
Às mentes mais literais, a frase “estética platônica” já é em si uma impossibilidade, pois só nos últimos séculos é que se identificou a estética como área de estudo filosófico. E mesmo aqueles que alargam o termo e tendem a ser mais permissivos verão um caráter experimental no tratamento cedido pelo filósofo à arte e ao belo.