Como era a sociedade ideal para Platão?

Índice

Como era a sociedade ideal para Platão?

Como era a sociedade ideal para Platão?

Logo, a sociedade ideal de Platão é uma aristocracia, ou o governo por uma classe particular. Essas três classes alegavam ele, permanecerão em larga medida inalteradas graças à hereditariedade, mas testes especiais iriam promover algumas pessoas e rebaixar outras.

O que é a cidade ideal para Platão?

A Cidade Ideal de Platão No livro A República, Platão formula uma cidade ideal, onde para ele haveria a tão sonhada justiça. Essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. ... Como no corpo humano, a cabeça é que governa, na cidade ideal, caberia àqueles dotados da razão, os filósofos, o dever de governar a cidade.

Qual seria a sociedade ideal para Platão Cite e explique?

Na sociedade ideal expressa por Platão: O cenário de uma cidade justa, quem governa e a dirige racionalmente são os filósofos é administrada pelos cientistas, protegida pelos guerreiros e mantida pelos produtores. Para o bem da Polis, cada uma das classes deverá cumprir sua função.

Qual o aspecto de sociedade almejada por Platão?

Platão divide a sociedade em três classes: povo, guardiães e governantes. Não é uma divisão gratuita ou que reflita os interesses da comunidade. Ela é essencial para o tipo de sociedade que pretende criar.

Em que consiste a verdadeira lei para Platão?

Uma lei boa é aquela que está adequada a sua medida, dentro das necessidades da alma. Uma lei segundo o Bem, portanto, é aquela redigida por um legislador-filósofo, que busca a sua formulação sempre segundo uma Verdade.

O que é a alma para Platão?

Platão divide a alma em três partes. O lado racional está localizado na cabeça, seu objetivo é controlar os dois outros lados, com ele adquirimos a sabedoria e a prudência. O lado irascível está localizado no coração, seu objetivo é fazer prevalecer os sentimentos e a impetuosidade, com ele adquirimos a coragem.

Quais os tipos de alma Segundo Platão?

Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...

Quais são as obras de Platão?

Obras de Platão. Das obras de Platão, cerca de trinta chegaram até nossos dias. As mais célebres foram escritas sob a forma de diálogo: República (dez volumes) Protágoras. Apologia. Fedro. Timon. Banquete.

Qual a cidade natal de Platão?

Platão tem como sua cidade natal Atenas. Oriundo de uma família com posses, estudou múltiplas disciplinas, abrangendo seu conhecimento para além da filosofia. Grande atleta, Platão chegou a participar dos Jogos Olímpicos como lutador. Almejava a carreira como político, mas, desde muito cedo, foi discípulo de Sócrates.

Qual foi o encontro de Platão com Sócrates?

O encontro de Platão (427-348 a.C.) com Sócrates foi um momento decisivo em sua vida. Ele tinha sido criado com conforto e em meio à riqueza. Era um jovem belo e vigoroso, chamado Platão, dizem, por causa da largura dos ombros; distinguira-se como soldado e por duas vezes ganhara prêmios nos jogos ístmicos.

Será que o plano de Platão é exequível?

Esses exemplos indicam que, dentro de limites e com modificações, o plano de Platão é perfeitamente exequível; e realmente, ele mesmo o baseava em grande parte na prática, observada nas viagens que fizera. Ele ficara impressionado com a teocracia egípcia; ali estava uma grande e antiga civilização governada por uma pequena classe sacerdotal.

Postagens relacionadas: