Quando a escola de surdos só se preocupa com as atividades da área de saúde enxergam os surdos como pacientes ou doentes das orelhas que necessitam serem tratados a todo custo a surdez é vista sob a ótica?

Índice

Quando a escola de surdos só se preocupa com as atividades da área de saúde enxergam os surdos como pacientes ou doentes das orelhas que necessitam serem tratados a todo custo a surdez é vista sob a ótica?

Quando a escola de surdos só se preocupa com as atividades da área de saúde enxergam os surdos como pacientes ou doentes das orelhas que necessitam serem tratados a todo custo a surdez é vista sob a ótica?

Visão Clínica: nesta visão a escola de surdos só se preocupa com as atividades da área de saúde, vêem os sujeitos surdos como pacientes ou 'doentes nas orelhas' que necessitam serem tratados a todo custo por exemplo: os exercícios terapêuticas de treinamento auditivos e os exercícios Page 9 de preparação dos órgãos ...

Quais são os três modelos educacionais para surdos?

São elas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. De acordo com Goldfield (1997) o Oralismo ou filosofia oralista visa a integração da criança com surdez na comunidade de ouvintes, dando-lhe condições de desenvolver a língua oral (no caso do Brasil, o português).

Quais são os artefatos culturais da comunidade surda?

O primeiro artefato cultural do 'Povo Surdo' é a experiência visual; como possuem ausência de audição e de som, percebem o mundo por meio de seus olhos. ... O segundo é o artefato cultural linguístico, ou seja, a língua de sinais.

O que significa dizer que os surdos tem experiências visuais?

A experiência visual como artefato surdo é entendida como a forma de os “sujeitos surdos perceberem o mundo de maneira diferente, a qual provoca reflexões de suas subjetividades” (STROBEL, 2008, p. ... 218), “experiência visual significa usar a visão [...] como meio de comunicação.

Como os surdos na sociedade ainda são considerados?

Historicamente, os surdos, como parte das minorias nacionais, sempre foram vistos como “sujeitos dignos de pena” pela sociedade, uma vez que são considerados “menos capazes que os 'ouvintes'”.

O que pode ser compreendido como pessoa surda e quais os aspectos que se correlacionam?

A pessoa surda é alguém que vivencia a falta da audição num mundo de sons que a impede de adquirir naturalmente a língua oral usada pela comunidade majoritária e que constrói sua identidade baseada nessa diferença, utilizando estratégias cognitivas, comportamentais e culturais diferentes da maioria dos ouvintes.

Quais são os modelos educacionais para surdos?

O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo. Com características próprias quanto à concepção do sujeito surdo, a surdez, a língua de sinais, a cultura, entre outros.

Quais são as filosofias educacionais para o ensino dos surdos?

O Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo são as filosofias educacionais Page 2 que marcaram épocas e com as suas análises críticas serviram para atender, respeitar e aceitar as limitações e necessidades do portador da surdez.

Quais são os artefatos culturais?

Portanto, essas produções culturais, denominadas de artefatos culturais, são: experiência visual, linguístico, familiar, literatura surda, artes visuais, vida social e esportiva, político e materiais.

Qual o conceito de cultura surda e quais são os artefatos da cultura surda?

A cultura surda é o conjunto de características que tornam uma pessoa parte da comunidade surda ou do povo surdo, permitida principalmente pelo uso da língua de sinais. Logo, a cultura surda é colocada em oposição à cultura ouvinte, ou seja, o modo de ser e de se comunicar que é característico das pessoas que ouvem.

Qual a identidade de um surdo?

Identidade de Transição: na qual o contato dos surdos com a comunidade surda é tardio, o que faz passar da comunicação visual-oral (na maioria das vezes truncada) para a comunicação visual sinalizada – o surdo passa por um conflito cultural;

Qual o significado do termo surda?

O termo, corrente nos Estudos Surdos e entre militantes e profissionais ligados à causa Surda, é comumente usado em sua acepção ampla (por vezes, de forma aligeirada e vaga) para delimitar os espaços de existência (e resistência) de uma minoria linguística com marcadores culturais próprios.

Por que as identidades surdas são bastante complexas?

Segundo A Autora Gladis Perlin: “As diferentes identidades Surdas são bastante complexas, diversificadas.

Como são os surdos flutuantes?

· São Surdos. Quer ouçam algum som, quer não ouçam, persistem em usar aparelhos auriculares, não usam tecnologia dos Surdos; · Estas identidades Surdas flutuantes também apresentam divisões; por exemplo, aqueles que têm contato com a comunidade Surda, mas rejeitam-na, os que jamais tiveram contato, etc....

Postagens relacionadas: