Qual era o estado ideal para Platão?

Índice

Qual era o estado ideal para Platão?

Qual era o estado ideal para Platão?

Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é a teoria filosófica antiga de um sistema político defendido por Platão em A República. Neste sistema, só poderá governar quem contemplou a ideia de Bem, o filósofo. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão.

O que é o Estado Para Platão?

Platão diz que o Estado é a ampliação do homem e de sua alma. ... O Estado nasce porque o homem não é autárquico, ou seja, porque não basta a si mesmo. O Estado surge da necessidade do homem e essas são diversas, não necessitando apenas de um homem para supri-la, mas, de vários homens que atendam a tais necessidades.

Como Platão fundamentou a formação de um Estado perfeito?

De acordo com Platão (A República 458a-460e), no Estado Ideal, compreende-se que o controle seletivo para constituir a elite aristocrática – governantes ou guardiães do Estado – deve se realizar pelo conúbio dos melhores homens com as melhores mulheres.

Quais as principais características da República de Platão?

A República é o segundo diálogo mais extenso de Platão (428-347 a.C.), composto por dez partes (dez livros) e aborda diversos temas como: política, educação, imortalidade da alma, etc. Entretanto, o tema principal e eixo condutor do diálogo é a justiça.

O que é o amor para Platão?

Para o filósofo grego Platão, o amor era algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. ... Portanto, amor platônico, ou qualquer coisa platônica, se refere a algo que seja perfeito, eterno e imutável, mas que só existe em ideia.

Como deveria se estabelecer o governo para Platão?

Quanto aos critérios adotados para a definição das formas boas e más, Platão estabeleceu o seguinte paradigma: violência ou consenso, legalidade ou ilegalidade, em que a boa forma de governo está baseada no consenso e na legalidade.

Será que o plano de Platão é exequível?

Esses exemplos indicam que, dentro de limites e com modificações, o plano de Platão é perfeitamente exequível; e realmente, ele mesmo o baseava em grande parte na prática, observada nas viagens que fizera. Ele ficara impressionado com a teocracia egípcia; ali estava uma grande e antiga civilização governada por uma pequena classe sacerdotal.

Quem é o pai de Platão?

Neste ponto, obedecem eles ao impulso e lei da natureza. Platão não é adepto de nenhuma teoria particularidades, em virtude do puro arbítrio da vontade. Nas Leis (889 normas superiores ao homem. Platão se erige assim em pai de todo direito natural, até Hugo Grócio.

Quais são as obras de Platão?

Em duas de suas obras, República e Leis, pondera Platão que só se chegará ao bem comum quando a política tiver como finalidade a justiça. Propõe então um modelo de Estado em que este e seus cidadãos devem ser, acima de tudo, justos.

Qual é a concepção de Educação em Platão?

Este artigo faz uma análise da concepção de educação em Platão, tendo como ponto de referência o processo de construção do Estado (Polis) na obra A República. O texto, num primeiro momento, apresenta o papel da educação e sua relevância na formação de uma comunidade ideal alternativa.

Postagens relacionadas: