Como conservar pequi por muito tempo?

Índice

Como conservar pequi por muito tempo?

Como conservar pequi por muito tempo?

Obs.: Ou então, quando a água estiver quase fervendo, despeje os caroços na água e deixe por 2 minutos. 3 – Deixe esfriar por completo e coloque em sacolas (de preferência com vácuo) no congelador. Assim os pequis poderão ficar por muito tempo conservados e o saber continuará o mesmo!

Como guardar o pequi para não amargar?

Descasque o fruto e coloque em uma panela com água quente e um pouco de açúcar. Sandra conta que não precisa estar fervendo. Escoe e espere o pequi esfriar por duas horas. Após esse procedimento é só dividir em dúzias e guardar em saquinhos próprios para congelar alimentos.

Quanto tempo o pequi pode ficar congelado?

seis meses De modo geral, conclui-se que o pequi pode ser congelado e armazenado por seis meses.

Como conservar a polpa do pequi?

Basta descascar os pequis, cobri-los com azeite e conservá-los em recipiente de vidro. Lembramos que o recipiente deve estar muito bem lavado (fervido ou esterilizado com água sanitária – veja no vídeo acima como se esteriliza).

Como lavar o pequi?

Primeiro é a lavagem do fruto de pequi, ainda com a casca. Depois a lavagem dos caroços, utilizando-se uma mistura de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água limpa. Deixe os caroços nessa mistura por 30 minutos.

Como transportar pequi?

A dica é, use caixas de isopor. Mas qualquer dúvida, converse com os funcionários das empresas de transporte, antes do embarque. O pequi é um dos maiores símbolos da culinária goiana e, por aqui, está presente no arroz, no frango, no pastel… e até na cachaça!

Qual a época do ano que tem pequi?

A época de produção dos frutos é de novembro a janeiro. A germinação do pequi pode demorar até um ano, mas menos da metade dos caroços germinam. De todos os frutos nativos do Cerrado, o pequi é o mais consumido e comercializado, e também o melhor estudado nos aspectos nutricional, ecológico e econômico.

Qual a origem do pequi?

Pequi: planta nativa do nosso Cerrado que leva o nome científico de Caryocar brasiliense de tão brasileira que é. Conhecida também pelos nomes populares de piqui, pequiá, piquiá, piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequerim e suari, este fruto de sabor marcante e peculiar é usado em vários pratos da culinária nordestina brasileira.

Qual a importância do pequi para a saúde?

O pequi é fruta típica do cerrado, riquíssima em proteínas, em minerais e em vitaminas A e C. Ela é muito usada em pratos com arroz e com carnes, além do óleo da polpa e do chá das folhas serem benéficos para a saúde. Uma ótima forma de manter essa fruta consumível por mais tempo é fazer uma conserva de pequi.

Como remover os caroços de pequi?

1 – Descasque os pequis, tendo o cuidado de não haver contato do caroço com a mão, mas caso isto ocorra não há problema, desde que tenha lavado bem as mãos; 2 – Ferva uma boa quantidade de água em uma vasilha e despeje sobre os caroços de pequi, deixe por 2 minutos e escorra esta água;

Postagens relacionadas: