Pode congelar pequi cru?
Pode congelar pequi cru?
Descasque o fruto e coloque em uma panela com água quente e um pouco de açúcar. Sandra conta que não precisa estar fervendo. Escoe e espere o pequi esfriar por duas horas. Após esse procedimento é só dividir em dúzias e guardar em saquinhos próprios para congelar alimentos.
Como guardar pequi na conserva?
1. Conserva de pequi com ácido cítrico
- Esterilize os potes de vidro deixando-os imersos em um litro de água com 10 mililitros de água sanitária por 20 minutos.
- Enquanto isso, adicione os pequis em uma panela com água fervendo e deixe por um minuto. ...
- Coloque os pequis nos potes de vidro já esterilizados e reserve.
O que acontece se eu morder um pequi?
No caroço, por debaixo da polpa, há inúmeros e minúsculos espinhos que podem causar sérios ferimentos à língua e lábios. Portanto não se deve morder o pequi, mas sim roê-lo. ... Diz-se que do pequi ninguém esquece.
Qual a melhor maneira de conservar o pequi?
Uma ótima forma de manter essa fruta consumível por mais tempo é fazer uma conserva de pequi. Vale lembrar que a temporada da fruta ocorre entre outubro e janeiro, portanto prepare os potes para conserva e deixe um espaço no freezer caso prefira congelar as polpas. 1. Conserva de pequi com ácido cítrico
Como remover os caroços de pequi?
1 – Descasque os pequis, tendo o cuidado de não haver contato do caroço com a mão, mas caso isto ocorra não há problema, desde que tenha lavado bem as mãos; 2 – Ferva uma boa quantidade de água em uma vasilha e despeje sobre os caroços de pequi, deixe por 2 minutos e escorra esta água;
Qual a importância do pequi para a saúde?
O pequi é fruta típica do cerrado, riquíssima em proteínas, em minerais e em vitaminas A e C. Ela é muito usada em pratos com arroz e com carnes, além do óleo da polpa e do chá das folhas serem benéficos para a saúde. Uma ótima forma de manter essa fruta consumível por mais tempo é fazer uma conserva de pequi.
Qual a origem do pequi?
Pequi: planta nativa do nosso Cerrado que leva o nome científico de Caryocar brasiliense de tão brasileira que é. Conhecida também pelos nomes populares de piqui, pequiá, piquiá, piquiá-bravo, amêndoa-de-espinho, grão-de-cavalo, pequerim e suari, este fruto de sabor marcante e peculiar é usado em vários pratos da culinária nordestina brasileira.