O que pensa Bourdieu sobre a escola?

Índice

O que pensa Bourdieu sobre a escola?

O que pensa Bourdieu sobre a escola?

Para Bourdieu, a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra. É nela que o legado econômico da família transforma-se em capital cultural. ... Ao mesmo tempo, quanto maior o acesso a um certo grau de ensino, menos ele é valorizado como capital cultural.

Porque segundo Pierre Bourdieu alguns estudantes tendem a ter maior sucesso escolares do que outros?

A decisão de o que estudar é arbitrária. A seleção da grade curricular é o produto de forças entre grupos sociais. Portanto, a cultura escolar não é uma cultura neutra, é, antes, uma cultura de classe. Assim, quanto menor a distância entre a cultura do aluno e a cultura ensinada, maior será o sucesso do aluno.

Quais foram as análises de Pierre Bourdieu?

A partir dos anos 1960, e durante quase 45 anos, Pierre Bourdieu produziu um conjunto de análises no âmbito da sociologia da educação e da cultura que influenciou decisivamente algumas gerações de intelectuais, obtendo o reconhecimento de pesquisadores, estudantes e ativistas que atuam em várias outras esferas da sociedade.

Quais são as ideias de Bourdieu?

As principais ideias de Bourdieu referem-se especificamente ao papel da educação, desenvolvendo uma análise sociológica com fundamento filosófico, refletindo a respeito da escola, como papel na democratização da sociedade política e a forma de Estado.

Quais são as principais contribuições de Bourdieu para a educação?

A partir de tais ideias, pretende-se apresentar as principais contribuições de Bourdieu para a educação, levando em consideração a importância de repensar a capacidade da escola no processo de desenvolvimento da sociedade. Palavras-chave: Escola. Sociedade.

Qual a palavra-chave de Pierre Bourdieu?

Palavras-chave: Dominação; Reprodução; escola; Pierre Bourdieu. Introdução Pierre Bourdieu, sociólogo francês (1930-2002), fundamenta seu pensamento pela grande influência de Max Weber e Durkheim1.

Postagens relacionadas: