Como Platão define o processo de conhecimento no trecho final da primeira parte Teeteto?

Índice

Como Platão define o processo de conhecimento no trecho final da primeira parte Teeteto?

Como Platão define o processo de conhecimento no trecho final da primeira parte Teeteto?

Após compreender que Sócrates queria a definição do conceito de conhecimento, sem comparações ou atribuições, Teeteto levanta a hipótese de que conhecimento é percepção, e que o conhecimento de algo se dá por meio do contato dos sentidos.

Como Platão define o processo de conhecimento?

Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras. Para isso, Platão recorre à dialética, essencialmente dialógica.

O que é conhecimento para Teeteto?

Dito de outro modo, o "Teeteto" não é uma obra para afirmar o que é conhecimento, mas para dizer o que não é, principalmente no que concerne à percepção sensível. ... No "Teeteto", a última hipótese utilizada para definir o que é conhecimento estabelece a necessidade de explicar a causa e o porquê de cada coisa ser como é.

Qual é a primeira resposta dada por Teeteto para a pergunta o que é o conhecimento?

seção que começa com a primeira definição dada por Teeteto, segundo a qual “conhecimento nada mais é que sensação”.

Qual o problema estudado no livro Teeteto de Platão?

Questões relativas à obra Platão procura desmentir a subjetividade gnosiológica dos sofistas, que afirmavam que os sentidos determinassem o conhecimento. Segundo Platão é possível chegar ao conhecimento através da razão. Desse diálogo, provém uma definição tradicional do conhecimento como crença verdadeira justificada.

O quê socrático revela a Teeteto?

A identificação de Sócrates e Teeteto atende a uma dinâmica do diálogo. A cena que põe início ao exame revela um jogo que se estenderá, e que diz respeito à relação entre mestre e aluno, ou entre quem sabe e quem não sabe.

Quais as formas de conhecimento para Platão?

Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocinio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas da filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de fazer filosofia.

Quem era Teeteto e qual a sua importância no diálogo de Platão sobre a maiêutica?

Teeteto de Atenas, um jovem estudioso de matemática e ciências afins, propõe três definições que são rechaçadas por Sócrates. O saber não pode ser definido mediante exemplos, não é percepção nem opinião verdadeira, nem uma explicação acompanhada de opinião verdadeira.

Qual o diálogo Teeteto escrito por Platão?

O diálogo Teeteto trata da natureza do conhecimento, e por isso é, em geral, considerado o tratado fundador da epistemologia — a teoria do conhecimento, que trata do problema da realidade das coisas.

Postagens relacionadas: