O que fala o livro A República de Platão?

Índice

O que fala o livro A República de Platão?

O que fala o livro A República de Platão?

A República é o segundo diálogo mais extenso de Platão (428-347 a.C.), composto por dez partes (dez livros) e aborda diversos temas como: política, educação, imortalidade da alma, etc. Entretanto, o tema principal e eixo condutor do diálogo é a justiça.

Qual a posição de Platão sobre a política?

A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno. Esta seria sua cidade ideal. Esta seria sua cidade justa.

Qual a contribuição do pensamento de Platão para o desenvolvimento da filosofia?

na verdade Platão contribuiu na filosofia a traves de Sócrates o mestre da filosofia, Sócrates inventou a razão e Platão deu continuidade a teoria da razão criando a lógica, para ele não existe vida se não existir a lógica, não existe razão sem a lógica da razão, e até então foi dessa forma que Platão contribui na ...

Qual a importância da obra A República de Platão?

Essa é a obra mais importante de Platão. Nela ele expõe suas principais idéias. Ali está descrito o Mito da Caverna, o que é um filósofo e como é uma sociedade justa entre outras idéias. Em A República, Platão idealiza uma cidade, na qual dirigentes e guardiães representam a encarnação da pura racionalidade.

O que Platão escreveu no livro VII de a República?

No livro VII de A República, Platão apresenta a sua tão atual e bem comentada Alegoria da Caverna, na qual Sócrates apresentaria aos interlocutores do diálogo uma história alegórica para explicar a superioridade do conhecimento advindo do Mundo das Ideias e do raciocínio.

Como podemos imaginar a educação para o pensamento platônico?

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.

Qual era o papel da filosofia na política de Platão?

Platão era avesso à democracia como forma de governo e acreditava que a aristocracia chefiada pelo melhor e mais apto (o rei filósofo) deveria ser o governo adotado na cidade perfeita. Para saber mais sobre a obra e as diferentes contribuições filosóficas platônicas, acesse: Platão.

Qual a origem da filosofia de Platão?

De origem aristocrática, Platão concebe um seu posicionamento teórico de valorização da reflexão filosófica o leva a conceber uma “sofocracia” (etimologicamente, “poder da sabedoria”). Segundo ele, os homens comuns são vítimas do conhecimento imperfeito, da “opinião”, e, portanto, devem ser dirigidos por homens que se distinguem pelo saber.

Qual a obra mais complexa de Platão?

Essa é a principal e mais complexa obra de Platão, onde estão presentes os principais fundamentos de sua filosofia. A República (Politeia) idealizada pelo filósofo se refere a uma cidade ideal, chamada de Kallipolis (em grego, "cidade bela"). Nela, deveria ser adotado um novo tipo de aristocracia.

Quais são os livros da obra a República?

Os dois primeiros livros são dedicados ao tema e mostram a dificuldade de se definir um conceito tão importante e complexo como a justiça. O primeiro dos dez livros da obra A República, que consiste em um diálogo socrático criado por Platão, tem início com a ida de Sócrates à casa de Céfalo.

Qual a influência do legado platónico na cultura ocidental?

FILOSOFIA E POLITICA EM PLATÃO A influência do legado platónico na cultura ocidental é tão grande e estende-se a tantos campos que é muito difícil ter uma noção exacta da sua profundidade e extensão.

Postagens relacionadas: