Como deveria ser a organização da cidade Utopica de Platão?

Índice

Como deveria ser a organização da cidade Utopica de Platão?

Como deveria ser a organização da cidade Utopica de Platão?

Essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. Para Platão, uma cidade justa só poderia existir se cada homem cumprisse com suas funções. ... Como no corpo humano, a cabeça é que governa, na cidade ideal, caberia àqueles dotados da razão, os filósofos, o dever de governar a cidade.

Como seria a República de Platão?

A República é o segundo diálogo mais extenso de Platão (428-347 a.C.), composto por dez partes (dez livros) e aborda diversos temas como: política, educação, imortalidade da alma, etc. ... A República (Politeia) idealizada pelo filósofo se refere a uma cidade ideal, chamada de Kallipolis (em grego, "cidade bela").

Como Platão imaginava a sociedade ideal?

Logo, a sociedade ideal de Platão é uma aristocracia, ou o governo por uma classe particular. Essas três classes alegavam ele, permanecerão em larga medida inalteradas graças à hereditariedade, mas testes especiais iriam promover algumas pessoas e rebaixar outras.

Por que de acordo com Platão o governo da sociedade deve ser exercido pelos filósofos?

Deriva do mundo das Ideias a Polis justa, que é governada pelos filósofos, protegida pelos guardiões e mantida pelos produtores. Cada grupo cumprirá sua função de acordo com a aptidão de sua alma, todos trabalhariam então para o bem da Polis.

Qual a base de uma cidade bem administrada para Platão?

d) Para Platão, a formação de uma cidade justa só é possível se cada cidadão executar, da melhor maneira possível, a sua função própria, ou seja, se cada um fizer bem aquilo que lhe compete, segundo suas aptidões.

O que Platão discute no diálogo a República?

O diálogo vai tratar de assuntos relacionados à organização da sociedade e à natureza da política. Na República ideal concebida por Platão, o governo deve estar nas mãos dos filósofos, que são aqueles mais próximos da verdade, da ideia do bem e da justiça.

Como os irmãos de Platão entram no diálogo?

Com todas as teorias refutadas, os irmãos de Platão entram no diálogo, Glauco faz uma ligação da justiça com o mito do anel de Giges, o mesmo cita que os povos em geral sofrem com as injustiças praticadas contra elas, mas por outro lado da moeda, tiram proveitos da corrupção, ou seja, um tipo de injustiça.

Qual a obra mais complexa de Platão?

Essa é a principal e mais complexa obra de Platão, onde estão presentes os principais fundamentos de sua filosofia. A República (Politeia) idealizada pelo filósofo se refere a uma cidade ideal, chamada de Kallipolis (em grego, "cidade bela"). Nela, deveria ser adotado um novo tipo de aristocracia.

Quais são as formas de governo de Platão?

Os estudos de Platão indicaram, para ele, que há três formas de governo, três tipologias possíveis de se governar uma sociedade: 3 – monarquia. Estas formas de governo são classificadas por Platão como formas puras e, como tudo tem dois lados, essas formas puras possuem sua versão impura ou seja, ruim, danosa, quando adotadas.

Quais são os diálogos escritos por Platão?

Os diálogos escritos por Platão são falas entre Sócrates e cidadãos gregos, diálogos esses considerados os únicos meios que propiciou a descoberta dos seus principais pensamentos e teorias, principalmente o seu método socrático de inquirição.

Postagens relacionadas: