Quais são as 50 doenças detectadas pelo teste do pezinho?

Índice

Quais são as 50 doenças detectadas pelo teste do pezinho?

Quais são as 50 doenças detectadas pelo teste do pezinho?

Doenças identificadas pelo teste do pezinho

  1. Fenilcetonúria. ...
  2. Hipotireoidismo congênito. ...
  3. Anemia falciforme. ...
  4. Hiperplasia adrenal congênita. ...
  5. Fibrose cística. ...
  6. Deficiência de biotinidase.

Quais são as doenças detectadas pelo teste do pezinho?

O exame, feito por meio da coleta de gotas de sangue dos pés de recém-nascidos, atualmente engloba apenas seis doenças. As seis doenças abrangidas atualmente são: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Onde fica registrado o teste do pezinho?

Onde se pode fazer o teste do pezinho? Diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente, antes da alta hospitalar, após o parto. Procure saber se isto é feito na maternidade onde nasceu o seu filho. Caso o teste ainda não tenha sido feito, você poderá procurar Postos de Saúde do seu município.

Quais as etapas do teste do pezinho?

A fase 1 tria a Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito, a fase 2 a Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias, a fase 3 realiza a triagem da Fibrose Cística e, por fim, a fase 4 identifica a Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

Quais as 53 doenças detectadas no teste do pezinho?

O grupo de doenças agora inclui fenilcetonúria e outras hiperfenilalaninemias; hipotireoidismo congênito; doença falciforme e outras hemoglobinopatias; fibrose cística; hiperplasia adrenal congênita; a deficiência de biotinidase; a toxoplasmose congênita; as galactosemias; aminoacidopatias; distúrbios do ciclo da ureia ...

O que acontece quando da alteração no teste do pezinho?

Se o resultado do teste estiver alterado, a família deve ser convocada para o bebê fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença para a qual a triagem foi alterada.

Qual é o resultado normal do teste do pezinho?

DOSAGEM DA TIROSINA: VALOR DE REFERÊNCIA: NORMAL: ATÉ 5,1 mg/dL FATOR DE CONVERSÃO: 1,0 mg/dL CORRESPONDE A 55,2 mcmol/L.

O que acontece se perder o teste do pezinho?

É importante ressaltar que o “Teste do Pezinho” é apenas um teste de triagem. Um resultado alterado não implica em diagnóstico definitivo de qualquer uma das doenças, necessitando, de exames confirmatórios.

Como é feita a análise do teste do pezinho?

Teste do pezinho é um exame realizado entre o segundo e o quinto dia do nascimento do bebê que consiste na coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar em papel filtro especial. O exame é feito nesse local porque nele estão presentes muitos vasos sanguíneos, o que facilita o acesso ao sangue.

Como realizar o teste do pezinho?

Segurando o e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas evitando prender a circulação. A punção só deverá ser realizada após a assepsia e secagem completa do álcool(1).

Postagens relacionadas: