Como achar o volume do tronco?

Índice

Como achar o volume do tronco?

Como achar o volume do tronco?

O volume do tronco de pirâmide é obtido fazendo a diferença entre o volume da pirâmide original e o volume da pequena pirâmide formada após a intersecção do plano. Dessa maneira, obtemos a fórmula que determina o volume do tronco de qualquer pirâmide.

Como calcular o volume de uma pirâmide?

Para entender a fórmula que permite calcular o volume de uma pirâmide, podemos pensar num caso muito evidente: uma pirâmide quadrangular regular cuja base seja uma face de um cubo (de aresta a) e cujo vértice seja o centro desse cubo. Vê-se claramente que no cubo cabem seis pirâmides iguais àquela - tantas quantas as faces do cubo.

Qual o perímetro da pirâmide regular?

Em geral, uma pirâmide regular não é um poliedro regular. A área lateral é a soma das áreas das faces (triângulos isósceles). Sendo p o perímetro da base, A l = (p × a) ÷ 2 .

Qual a base da pirâmide?

Em uma pirâmide, podemos identificar vários elementos: Baseda pirâmide é a região plana poligonal sobre a qual se apoia a pirâmide. Vérticeda pirâmide é o ponto isolado \\(P\\) mais distante da base da pirâmide.

Qual a altura de uma pirâmide?

Altura de uma pirâmide é a distância do vértice da pirâmide ao plano da base. À altura de cada uma das faces laterais chama-se apótema da pirâmide. É evidente que, sendo a base um polígono regular, este também tem um apótema, a que se chama apótema da base. * vértice da pirâmide (ponto de encontro das arestas laterais).

Postagens relacionadas: