O que Platão e Aristóteles pensavam da arte?

Índice

O que Platão e Aristóteles pensavam da arte?

O que Platão e Aristóteles pensavam da arte?

Aristóteles tem um pensamento diferente sobre a arte, que, para ele, é uma criação humana. O filósofo entende que o Belo não pode ser desligado do homem, já que ele está em nós, é uma fabricação humana. As artes podem imitar a natureza, mas também podem abordar o impossível, o irracional e o inverossímil.

Qual é a crítica que Platão direciona a arte?

Sua crítica à arte (mais propriamente à pintura e à poesia) tem o mesmo cerne de sua crítica à Sofística, se dando pelo grau de afastamento de ambas com relação à verdade, muitas vezes parecendo vagar na simples doxa, não sendo capaz de conduzir o homem à verdade.

O que é estética na arte?

Estética é conhecida como a filosofia da arte, ou estudo do que é belo nas manifestações artísticas e naturais. A estética é uma ciência que remete para a beleza e também aborda o sentimento que alguma coisa bela desperta dentro de cada indivíduo.

Como os filósofos antigos concebiam a arte?

Como os filósofos antigos concebiam a arte? Ainda de acordo com Chauí (2015), para Platão, a arte não diferia das Ciências ou da Filosofia. ... Para ele, a arte é um saber prático e diz respeito ao possível e contingente. Já a Ciência é um saber teórico e diz respeito ao necessário.

Qual a principal diferença na filosofia política de Platão e Aristóteles?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.

Quais as críticas que Platão faz a educação homérica?

Em outras palavras, é uma acusação ao sistema educacional da Grécia Antiga neste Livro Platão efetiva toda sua crítica à poesia homérica, sua análise em relação à poesia é totalmente reprovável e sem valor educativo, portanto, não deveria fazer parte do sistema educacional grego, principalmente à poesia imitativa.

Em qual livro Platão fala faz uma crítica dos poetas?

No início do livro X da República, Platão classifica a poesia e a pintura como imitação (mimesis), no interior de sua teoria acerca de uma cidade perfeita, imaginada de forma a ser justa. Platão diz que os poetas, como imitadores, não tem conhecimento sobre aquilo que imitam, e fazem uma brincadeira sem seriedade.

Qual é o papel da estética na arte?

A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e juízos que são despertados ao se observar uma obra de arte.

Por que a estética tem relação com a arte?

Voltada principalmente para a beleza e à arte, a Estética está intimamente ligada à realidade e às pretensões humanas de dominar, moldar, representar, reproduzir, completar, alterar, apropriar-se do mundo como realidade humanizada.

Qual a visão de Platão sobre a arte?

Platão possuía uma visão negativa da Arte, para ele a arte é MÍMESES (imitação/cópia). A arte é, portanto, uma cópia do mundo sensível e afasta o homem 3 graus da verdade. A única excessão é a música: Platão possui uma visão positiva e diz que esta seria utilizada na educação da Calipolis.

Quais são as ideias de Platão?

A partir de citações, análise dos comentários que Platão teceu sobre a arte e sua relação com a Teoria das Ideias, o autor francês delineia um panorama diferente, em que o radicalismo perde terreno. Platão poderia aprovar certas formas particulares de arte, comenta logo no prefácio.

Como os filósofos seguiram o exemplo de Platão?

Em geral, os filósofos, até há bem pouco tempo, seguiram o exemplo de Platão e não fizeram da filosofia da arte o centro da sua atenção. A prova disso é que o pouco que Platão referiu acerca da arte tal como o método filosófico que usou tiveram, com efeito, efeitos duradouros no pensamento filosófico sobre a arte.

Por que a arte é arte?

Platão defende que um artista, ao imitar a natureza, está a imitar uma imitação. Segundo esta teoria, uma obra só é arte se é produzida pelo homem e imita algo. Nesta pintura podemos ver uma mulher, a Deusa da beleza, Vénus, em cima de uma conchas (=valva) que a trouxe até á terra pelas ondas e espuma do mar.

Postagens relacionadas: