Como saber se uma marca já tem patente?

Índice

Como saber se uma marca já tem patente?

Como saber se uma marca já tem patente?

Para saber se uma marca existe legalmente, entre no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que disponibiliza sua base de marcas para consulta pública (clique aqui).

Como acessar o INPI?

Para acessar o Sistema e-Marcas, é necessário um cadastro ativo no e-INPI. Em caso de dúvidas sobre como recuperar senha, acesso aos serviços e outros, acesse a página de Perguntas Frequentes sobre Acesso aos Sistemas.

Quais são os pedidos de patente?

Tanto as patentes já concedidas, quanto os pedidos de patente que ainda aguardam exame, contêm informação tecnológica que pode ser útil para inventores, empresários e instituições de pesquisa. Estes documentos, nacionais e estrangeiros, são disponibilizados em bases de patentes que podem ser acessadas pela internet.

Quais são as patentes já concedidas?

Cabe ressaltar que entende-se por documento de patente, as patentes já concedidas, como também os pedidos de patente ainda não examinados. Tanto as patentes já concedidas, quanto os pedidos de patente que ainda aguardam exame, contêm informação tecnológica que pode ser útil para inventores, empresários e instituições de pesquisa.

Como é comum a confusão entre patente e marca?

Antes de mais nada é muito comum a confusão entre Patente e Marca. Assim como corriqueiramente ouvimos marca está patenteada, bem como tem a patente de sua marca. Primeiramente não é bem assim, afinal registro de Patentes é Mapa!

Qual a patente de invenção?

A invenção de uma nova tecnologia, seja para produto ou processo, faz jus a uma patente. A patente também vale para melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático, como utensílios e ferramentas. Nesse sentido, dependendo da invenção, é aplicável uma Patente de Invenção (PI) ou Patente de Modelo de Utilidade (MU).

Postagens relacionadas: