Como contabilizar compensação de prejuízo fiscal?
Índice
- Como contabilizar compensação de prejuízo fiscal?
- Como fazer compensação de prejuízo?
- Qual o limite de compensação de prejuízos de períodos anteriores?
- Como compensar prejuízos fiscais antes da compensação?
- Qual é o prejuízo fiscal?
- Como compensar os prejuízos fiscais decorrentes da exploração de renda?
- Como compensar os prejuízos fiscais para fins do imposto de renda?

Como contabilizar compensação de prejuízo fiscal?
A legislação do Imposto de Renda permite que eventuais prejuízos fiscais apurados em períodos anteriores sejam compensados com os lucros apurados posteriormente da pessoa jurídica tributada pelo Lucro Real. Entretanto, a compensação de tais prejuízos é limitada a 30% do lucro real antes da compensação.
Como fazer compensação de prejuízo?
De acordo com a Receita Federal, os prejuízos acumulados nos meses anteriores podem ser descontados dos lucros do mês atual a fim de diminuir a base de incidência do IR, diminuindo o valor do imposto que deve ser pago mensalmente. Essa compensação pode ser feita em ações ou em fundos de investimento.
Qual o limite de compensação de prejuízos de períodos anteriores?
IRPJ/CSLL: Considerações sobre o limite de compensação de 30% do lucro líquido com prejuízos fiscais e base de cálculo negativa de períodos anteriores, nos casos de empresas extintas por incorporação, cisão ou fusão.
Como compensar prejuízos fiscais antes da compensação?
A partir de 01.01.1995, as compensações de prejuízos fiscais (lucro real negativo) apurados em períodos anteriores, são limitadas a 30% do lucro real antes da compensação, não se sujeitando a prescrição tributária. Exemplo: 1. Lucro Real de 31.12.2009, antes da Compensação de Prejuízos 100.000,00 2.
Qual é o prejuízo fiscal?
Prejuízo Fiscal é aquele decorrente do resultado negativo da base de cálculo do lucro real, na apuração do IRPJ e da CSLL. A legislação do Imposto de Renda permite que eventuais prejuízos fiscais apurados em períodos anteriores sejam compensados com os lucros apurados posteriormente da pessoa jurídica tributada pelo Lucro Real.
Como compensar os prejuízos fiscais decorrentes da exploração de renda?
Os prejuízos fiscais (compensáveis para fins do imposto de renda) poderão ser compensados independentemente de qualquer prazo, observado em cada período de apuração o limite de 30% (trinta por cento) do lucro líquido ajustado. O citado limite de 30% (trinta por cento) não se aplica em relação aos prejuízos fiscais decorrentes da exploração de ...
Como compensar os prejuízos fiscais para fins do imposto de renda?
Os prejuízos fiscais (compensáveis para fins do imposto de renda)poderão ser compensados independentemente de qualquer prazo, observado em cada período de apuração o limite de 30% (trinta por cento) do lucro líquido ajustado.