Como consumir queijo da Canastra?
Índice
- Como consumir queijo da Canastra?
- Como comer queijo canastra Meia-cura?
- Precisa lavar queijo canastra?
- Qual o segredo do queijo da Canastra?
- Como é feito o queijo da Serra da Canastra?
- Qual vinho combina com queijo canastra?
- Qual a diferença entre queijo meia cura e queijo canastra?
- Tem que lavar o queijo?
- Qual o tamanho do Queijo da Canastra?
- Qual a tradição do Queijo da Canastra?
- Como levar o queijo para casa?
- Por que o queijo deve ser deixado na cozinha?
Como consumir queijo da Canastra?
Como consumir O queijo Canastra deve ser consumido curado ou meio curado, com pelo menos uma semana de maturação. Com o passar dos dias, ele adquire uma bela cor dourada e vai enrijecendo de fora para dentro. É boa companhia para uma cerveja gelada, cachaça ou vinho tinto.
Como comer queijo canastra Meia-cura?
Devendo ser consumido curado acima de 22 dias de maturação ou meia cura. São ideais para comer com um café, com doce, com vinho ou com cerveja especial.
Precisa lavar queijo canastra?
Quando você recebe o seu Queijo Caso seu queijo apresente na superfície soro ou mesmo manteiga, seu queijo não está estragado, lave o em água corrente e imediatamente o enxague com papel toalha.
Qual o segredo do queijo da Canastra?
Para conseguir o sabor, a textura, a coloração do tradicional Queijo da Canastra, colocamos cada queijo na tábua de maturação até ele curar. Assim ele ganha a sua identidade. O segredo nessa parte é virar o queijo todos os dias para que ele cure por igual dos dois lados.
Como é feito o queijo da Serra da Canastra?
Queijo, para ser Canastra, só leva leite cru, coalho, pingo (soro residual do processo de secagem de levas anteriores do queijo) e sal. Em tese. Na prática, muito queijo diz ser Canastra mas não é. A fama do queijo artesanal da Canastra fez com que o nome extrapolasse o território.
Qual vinho combina com queijo canastra?
Cabernet Franc Minha sugestão fica com o Dom de Minas Cabernet Franc. Produzido em Cordislândia pela Luiz Porto, é um vinho de corpo mais leve, com taninos firmes porém maduros, com aromas de frutas vermelhas e um toque de especiarias. Isso complementa muito bem o gosto levemente picante de um canastra curado.
Qual a diferença entre queijo meia cura e queijo canastra?
A diferença entre os dois está na manipulação do leite, dos coalhos e das massas, além da prensagem e do tempo de cura ou maturação. O queijo Canastra é aquele produzido na região da serra da Canastra, que engloba as cidades de São Roque de Minas, Medeiros, Bambuí, Vargem Bonita, Piumhi, Tapiraí e Delfinópolis.
Tem que lavar o queijo?
Qualquer tipo de queijo que esteja cortado, fora da embalagem, deve ser conservado em geladeira. Quando a borda do queijo está esbranquiçada significa que há nele mofo ou levedura. Para isso, basta lavá-la e enxugá-la. Não é recomendado comer a casca do queijo, por exemplo, a do parmesão.
Qual o tamanho do Queijo da Canastra?
Queijo da Canastra é um só. O que muda é o tamanho e o sabor de produtor para produtor. Esse é o menor queijo feito aqui. O tradicional Queijo da Canastra, que pesa cerca de 1 quilo. Pesa de 5 a 6 quilos e precisa de um tempo maior de cura.
Qual a tradição do Queijo da Canastra?
Aqui na Região do Queijo da Canastra ainda fazemos o queijo do mesmo jeito, mantendo uma tradição de mais de 200 anos. Seguimos as normas e boas práticas exigidas para a produção de queijo artesanal para garantir um produto de alta qualidade.
Como levar o queijo para casa?
O consumidor que levar o queijo para casa deve mantê-lo sempre em local fresco e ventilado. Para que a maturação seja perfeita, o queijo deve descansar sobre um prato ou uma tábua de madeira e ser virado uma vez por dia. O Canastra estraga se ficar fechado mais de um dia em sacos plásticos.
Por que o queijo deve ser deixado na cozinha?
O queijo deve ser deixado numa área da cozinha onde há boa ventilação e que esteja abrigado da luz e de umidade. Curar é secar, portanto alta umidade não é bem-vinda.