Como contabilizar o IPI?

Índice

Como contabilizar o IPI?

Como contabilizar o IPI?

Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.

Como contabilizar compra de mercadoria à vista?

Nas compras à vista, o pagamento é feito já no ato da compra, nas operações a prazo, por sua vez, cria-se uma obrigação no Passivo Circulante (PC) para pagamento futuro (conta "Fornecedores" ou "Duplicatas a Pagar"), conforme condições negociadas entre as partes (comprador e vendedor).

Onde fica o IPI na DRE?

Os principais tributos incidentes sobre as vendas são: ICMS, PIS, COFINS e ISS. São os chamados tributos por dentro. Já o IPI é considerado um tributo por fora, não é redutor da receita bruta, é demonstrado na DRE antes da receita bruta como redutor do faturamento bruto.

Como calcular IPI a recuperar?

Ou você pode calcular diretamente: R$ 100.000 x 1,.000 (o 1,05 refere-se a 100% da base de cálculo mais 5% da alíquota do imposto). Agora se você receber o valor da nota fiscal e quiser descobrir o valor do IPI, basta fazer o caminho inverso: Valor do IPI = Base de cálculo x (Alíquota / 100).

Como devo contabilizar a compra e venda de mercadorias?

Nos exemplos de compra e venda de mercadorias acima, como devo contabilizar a devolução da compra e a devolução da venda, levando-se em consideração os impostos? Com base nestes lançamentos de compra e venda, considerando os valores acima, preciso saber como ficaria os mesmos lançamentos na devolução da compra e na devolução das vendas?

Qual o valor do IPI e do ICMS?

Nota: Neste trabalho, os valores relativos a IPI e ICMS são hipotéticos, uma vez que para o seu cálculo é necessária a observância de legislação específica. Determinada empresa industrial efetuou uma venda no valor de R$ 200.000,00. A Nota Fiscal emitida apresentou os seguintes dados:

Qual o valor do ICMS para aquisição de mercadorias?

Esse procedimento faz com que a mercadoria adquirida ingresse no estoque da empresa pelo seu valor líquido, ou seja, sem o ICMS incluso no valor da Nota Fiscal. No caso do IPI, se a empresa não tiver direito a crédito desse imposto, o valor correspondente integrará o custo de aquisição das mercadorias.

Como fazer a compra de mercadorias?

COMPRA DE MERCADORIAS - REGISTROS CONTÁBEIS. Mercadorias são artigos adquiridos pelo comércio para revenda em seus estabelecimentos, seja a varejo, seja em atacado. A compra de mercadorias, mesmo que seja à prazo, deve ser registrada contabilmente, em conta de estoques. TRIBUTOS RECUPERÁVEIS.

Postagens relacionadas: