Como contabilizar pagamento de arrendamento?
Índice
- Como contabilizar pagamento de arrendamento?
- Como deve ser feito no arrendatário o reconhecimento inicial de um arrendamento mercantil?
- Como reconhecer um arrendamento?
- Quais são as mudanças contábeis para o arrendamento mercantil?
- Qual o contrato de arrendamento mercantil?
- Como funciona o arrendamento mercantil operacional?
- Qual é o arrendamento financeiro?
Como contabilizar pagamento de arrendamento?
Segue as formas de contabilização do arrendamento mercantil financeiro anterior a Lei nº 11.638/07: Valor Residual pago com as parcelas: o valor da prestação do arrendamento mercantil é debitado com uma despesa de aluguel. E o valor residual é registrado a débito no ativo imobilizado.
Como deve ser feito no arrendatário o reconhecimento inicial de um arrendamento mercantil?
Reconhecimento no Arrendatário Na data de início, o arrendatário deve reconhecer o ativo de direito de uso e o passivo de arrendamento. Perceba que independente de qual arrendamento seja (financeiro ou operacional), o arrendatário vai reconhecer o objeto de arrendamento em seu Ativo e Passivo.
Como reconhecer um arrendamento?
Identificação de Arrendamento O contrato é definido como um arrendamento se ele transmite o direito de controlar o uso de ativo identificado por um período de tempo em troca de contraprestação.
Quais são as mudanças contábeis para o arrendamento mercantil?
Em um outro post já falamos das principais mudanças contábeis para o Arrendamento Mercantil – Leasing a partir de 2019, ( CLIQUE AQUI PARA ENTENDER AS MUDANÇAS) vamos agora tratar exclusivamente da contabilização. Primeiramente, antes de falarmos exatamente sobre a contabilização em si, é necessário relembrarmos algumas coisas importantes.
Qual o contrato de arrendamento mercantil?
O contrato de arrendamento mercantil, também denominado "leasing", é regulado pela Lei 6.099/1974, posteriormente alterada pela Lei 7.132/1983.
Como funciona o arrendamento mercantil operacional?
O arrendamento mercantil operacional, tem sua contabilização direto no resultado pelas prestações mensais pagas, justamente pela não transferência da responsabilidade ao arrendatário do bem. O sistema de registro adotado se assemelha ao de pagamento de aluguel e este modelo não gera influência nos saldos do Ativo Imobilizado.
Qual é o arrendamento financeiro?
Arrendamento financeiro é o arrendamento que transfere substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente. Arrendamento operacional é o arrendamento que não transfere substancialmente todos os riscos e benefícios inerentes à propriedade do ativo subjacente.