Como contabilizar a compra de um veículo a prazo?
Índice
- Como contabilizar a compra de um veículo a prazo?
- Como é feita a tributação para revenda de veículos usados?
- Qual a tributação de revenda de veículos usados?
- Como contabilizar perdas na venda de imobilizado?
- Por que a compra e venda de veículos automotores?
- Qual a finalidade da venda de veículos usados?
- Qual a receita da venda de veículos usados?
- Como era a intermediação na compra e venda de veículos usados?
Como contabilizar a compra de um veículo a prazo?
Na hipótese de aquisição do imobilizado com pagamento à prazo ou à vista, basta debitar o valor correspondente á aquisição e creditar a conta de fornecedor (se compra à prazo) ou Caixa/Bancos Cta. Movimento (se à vista). Nota: registrar, também, o ICMS sobre a aquisição do imobilizado, quando cabível.
Como é feita a tributação para revenda de veículos usados?
Tributariamente as empresas que tem em seu contrato social o objeto de compra e venda de veículos usados, terão como base de cálculo dos tributos federais (IRPJ, CSLL, PIS/Pasep e Cofins) a diferença entre o valor pelo qual o veículo usado foi adquirido e constante em documento fiscal de entrada e seu valor efetivo de ...
Qual a tributação de revenda de veículos usados?
Com a mudança, a alíquota de ICMS para usados aumentou de 1,8% para 5,5% sobre o valor de venda. Já no caso de carros zero-quilômetro, o imposto foi de 12% para 13,3%.
Como contabilizar perdas na venda de imobilizado?
Ganho ou Perda de Capital na Baixa do Imobilizado Os ganhos e perdas decorrentes da baixa de um item do ativo imobilizado devem ser reconhecidos no resultado de sua competência, isto é, no período quando o item é baixado. Resultado (ganho ou perda) = Valor líquido da alienação – valor contábil do bem.
Por que a compra e venda de veículos automotores?
Em tal artigo diz-se que as empresas que tenham, nos atos constitutivos, definido a compra e venda de veículos automotores, podendo se equiparar ao serviço de consignação. A partir de agora será trabalhado o processo de tributação na atividade em questão.
Qual a finalidade da venda de veículos usados?
Desta forma, considerando a legislação acima citada, a pessoa juridica que efetuar a venda de veículos usados, adquiridos para revenda ou recebidos como parte do preço da venda de veícuios novos ou usados, deverá utilizar as bases presumidas, para efeitos tributários como sendo operações de consignação.
Qual a receita da venda de veículos usados?
Na presente matéria, serão abordados os aspectos relativos a receita da atividade de venda de veículos usados e à tributação no Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.
Como era a intermediação na compra e venda de veículos usados?
Antigamente, a atividade de intermediação na compra e venda de veículos usados era vedada na opção do Simples Nacional (ver Solução de Consulta COSIT n. 166/2.014).